Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Quintão deixa o cargo de prefeito e vislumbra eleições presidenciais

Por: Diário do Aço 06/04/2018 18:32
Wôlmer Ezequiel

Na tarde desta sexta-feira (6) Quintão oficializou junto à imprensa a desincompatibilização do cargo de prefeito

Sebastião Quintão afastou-se da função de prefeito de Ipatinga na tarde desta sexta-feira (6). Depois de uma entrevista com jornalistas, a carta com o comunicado de desincompatibilização do cargo foi encaminhada para a Câmara Municipal, como estabelece a legislação eleitoral. A intenção de Quintão é lançar sua pré-candidatura para a Presidência da República ou para o Senado. Com a decisão, Jésus Nascimento assume a cadeira de chefe do Executivo municipal e a secretária adjunta de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva assume a pasta de modo efetivo.

Eleições 2018

Segundo Quintão, a ideia inicial é disputar a convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) contra o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Contudo, o político não descartou a possibilidade de se mudar de filiação partidária.

“Estamos com muitas propostas em mãos, recebemos telefonemas e os nossos procuradores estão avaliando os melhores programas de cada partido. A primeira hipótese é disputar a presidência pelo MDB, mas estamos em negociações, além disso, podemos disputar a eleição para senador”, afirma Quintão.
Apesar da pretensão de disputar algum cargo nas eleições de outubro, Quintão não afirmou se realmente irá lançar candidatura. “Política é igual nuvem, 100% de mutabilidade. A gente possui horizonte, mas não norte. Pretendo me candidatar, contudo pode ser que não aconteça e temos que respeitar”, pontua o político.

Cassação da chapa

Quintão ainda destacou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a retroação da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, que pode resultar na cassação da chapa eleita no pleito municipal de 2016 não influenciou o seu afastamento da cadeira de prefeito. “A determinação do STF não teve peso nenhum para eu tomar esta ação. Estou saindo porque desejo ajudar Ipatinga de uma outra maneira e tenho no vice-prefeito, Jésus Nascimento, total confiança para governar esta cidade”, destaca.

Na visão de Quintão, o anúncio realizado no dia 6 de março sobre a transição da chefia do Poder Executivo para o presidente da Câmara, Nardyello Rocha (MDB) e, agora, o anúncio de sua saída com a posse do vice no cargo, não gera instabilidade política.

“Naquele momento, acreditávamos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no desejo de fazer cumprir a decisão do STF, iria determinar a cassação quase que de imediato, e por isso nós falamos sobre a transição para não criar uma situação de pânico. Porém isso não aconteceu. Os resultados acirrados em alguns processos estão atrasando estas determinações. Acredito que uma coisa não interfere na outra”, avalia Quintão.

O prefeito Jésus informou que não está preocupado com a possível cassação da chapa, neste momento. “Nem me preocupo mais, estou vivendo o presente. Precisamos buscar soluções para os problemas de Ipatinga. Se houver esta transição não terá rompimento da sequência do trabalho em execução, como já conversado”, salienta Jésus.

Rodrigo Quintão continua, afirma o prefeito Jésus

A figura de Rodrigo Quintão, um dos filhos de Sebastião Quintão, foi muito presente dentro do Poder Executivo Municipal durante os 15 meses de mandato. Mesmo sem estar presente nos ambientes da prefeitura, o filho do prefeito assessorava o governo de seu pai.

Questionado pelo Diário do Aço a respeito da participação de Rodrigo nas decisões da Prefeitura de Ipatinga, o novo prefeito de Ipatinga mencionou que contará com ele para dar prosseguimento na gestão.

“O Rodrigo é um colaborador excelente. Se ele puder estar conosco, eu estarei com ele de braços abertos. Da mesma forma que estarei com Sebastião Quintão. Toda vez que puder, eu quero que ele esteja ao meu lado. Queremos contar com todos eles”, afirmou Jésus Nascimento.

Fernando Lopes


Quintão deixa o cargo de prefeito e vislumbra eleições presidenciais
MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br