Anuncie
Vale do Aço

Salas de vacina são equipadas com câmaras de refrigeração, em Ipatinga

Por: Diário do Aço 09/08/2018 17:32
Secom/PMI

Os novos refrigeradores aumentaram a capacidade de reserva de vacinas e soros

Dezessete salas de vacinação das 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga já contam com novos refrigeradores para armazenamento de vacinas. A Central de Vacinas de Ipatinga, anexa à UBS do bairro Bethânia, também recebeu quatro novas câmaras frias. Os equipamentos adquiridos garantem maior segurança na conservação das cerca de 9.000 doses de vacinas que mensalmente chegam ao município. O investimento foi de aproximadamente R$ 240 mil. Os recursos são provenientes dos governos federal e estadual.

As novas câmaras frias substituem as geladeiras antes utilizadas para o procedimento, algumas com mais de sete anos de uso, o que possibilitou também a ampliação de reserva técnica da rede municipal.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Mara Fernanda, “a alta qualidade do equipamento atende normas e especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso gera segurança e tranquilidade tanto para os profissionais da Saúde quanto para a população, uma vez que as doses permanecerão com suas características iniciais até o momento da sua administração, graças ao melhor acondicionamento”, explica.

“Anteriormente, as vacinas eram armazenadas em geladeiras comuns. A maior preocupação era o acondicionamento dos imunobiológicos nos fins de semana. Agora, na falta de energia elétrica, por exemplo, a própria câmara fria aciona o sistema de emergência, e assim garante todas as funções do equipamento por aproximadamente 12 horas”, detalha a diretora.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br