Samu de Ipatinga inaugura nova base no Shopping do Vale do Aço

Wôlmer Ezequiel

Em Ipatinga, o SAMU possui três ambulâncias de suporte básico que estão com as bases nos bairros Bethânia, Cidade Nobre e agora no Shopping do Vale do Aço

Uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipatinga foi inaugurada no Shopping do Vale do Aço. O intuito é agilizar o atendimento às ocorrências em diversos bairros. A inauguração foi realizada na tarde de segunda-feira (15) com a presença da equipe do SAMU, prefeito Nardyello Rocha (MDB) e demais autoridades locais.
O novo espaço foi cedido pela a administração do shopping como parceria com Poder Executivo de Ipatinga. O diretor do SAMU, Dierry Nilton, afirma que a escolha do Shopping para abrigar a nova base foi feita com base em estudos de logística.

“Este é um anseio antigo do SAMU por questões geográficas da cidade. Vamos conseguir um tempo de resposta mais rápido para atender a população localizada no Centro, Horto, Bom Retiro, Bela Vista, além do Bom Jardim, com o acesso pela Estrada das Lavadeiras, entre outros bairros. Desta forma o usuário terá um atendimento mais satisfatório”, destaca o diretor.

Com a inauguração da base, usuários do estacionamento do shopping devem ficar atentos com as mudanças no fluxo de trânsito. “Foram feitas alterações que garantam que as ambulâncias tenham uma saída rápida e que não vá atrapalhar quando pegar o fluxo da BR-381”, explica Dierry.
A base foi montada na portaria central do shopping, essa portaria fica localizada no meio do prédio. Quando houver deslocamento de unidades para atendimento a saída será por um portão extra, sem passar pelas cancelas normalmente utilizadas pelos usuários do shopping.

Logística

Em Ipatinga, o SAMU possui três ambulâncias de suporte básico que estão com as bases nos bairros Bethânia, Cidade Nobre e agora no Shopping do Vale do Aço. Além disso, conta com uma ambulância de suporte avançado com base na central do SAMU também no Cidade Nobre. A média é 3.5000 de ligações recebidas pelo serviço por mês. Após a triagem médica feita pelo telefone 192, são realizados 1.500 atendimentos por mês, aproximadamente.

Wôlmer Ezequiel

Dierry explica como serão realizados os atendimentos com a nova base

Segundo Dierry, as bases foram estabelecidas em locais de acordo com a densidade demográfica de cada região da cidade e vias de acesso. As ligações são direcionadas às centrais que após a identificação da necessidade do atendimento encaminha a ocorrência para a base mais próxima. Dierry ainda afirma que fluxo de atendimento hospitalar em Ipatinga está equilibrado.

“Hoje o SAMU encaminha os pacientes em situações menos graves para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), os de média complexidade vão para o Hospital Municipal Eliane Martins e os mais graves para o Hospital Márcio Cunha. Este esquema está funcionando muito bem”, pontua Dierry.

O prefeito de Ipatinga reafirma que a inauguração da nova base trará mais agilidade ao serviço. “Estamos descentralizando o trabalho do Samu, levando para mais perto da população um atendimento com rapidez quando necessário for. Temos um Samu modelo, estamos torcendo muito que tenhamos em breve o SAMU Regional”, salienta Nardyello.

Quando acionar

O diretor do SAMU acrescenta que muitas pessoas ainda não sabem exatamente quando o serviço deve ser acionado. Ele pontua em quais ocasiões o paciente deve recorrer ao 192. “Trabalhamos com atendimentos clínicos de urgência como AVC, infarto e atendimentos a traumas como acidentes de trânsito, quedas, entre outros tipos. Se usarmos o Samu para qualquer tipo de ocorrência, quando houver realmente a necessidade do atendimento pode faltar a ambulância, por isso que existe a triagem”, informa Dierry.


Samu de Ipatinga inaugura nova base no Shopping do Vale do Aço


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar