28 Congresso
Vale do Aço

Semana da água é celebrado com atividades junto à comunidade

Por: Diário do Aço 21/03/2018 17:32
Divulgação

A área externa da empresa recebeu dezenas de mudas de árvores

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Usiminas Mecânica realiza esta semana diversas ações com o objetivo de alertar seus empregados e a comunidade sobre a importância da preservação deste recurso essencial para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Desde o dia 19, nas dependências da fábrica em Ipatinga, são realizadas palestras, oficinas, exposição ambiental, troca de mudas solidária. A iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Copasa.

A iniciativa envolve a participação de todos os colaboradores diretos e indiretos que, além do momento de conscientização, tiveram a oportunidade de plantar árvores numa área de 1.000 m² na área externa da empresa. Nesta quinta-feira (22), data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, entre 8h e 11h será a vez da comunidade ser abordada sobre o uso consciente da água e os cuidados com o meio ambiente durante uma blitz ecológica com distribuição de mudas no Morro da Usipa, com o apoio da Rede Ambiental Verde Vida.

O gerente de Segurança do Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente da Usiminas Mecânica, Edilson da Silva comenta que “a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e o cuidado que devemos tomar com as nascentes e as florestas é uma das principais metas da Usiminas Mecânica com essas ações”.

Compromisso
Na busca da gestão correta dos recursos hídricos, a usina de Ipatinga conta com um sistema próprio de captação, tratamento e distribuição interna de água, com 28 centros de recirculação, responsáveis por otimizar o uso da água no atendimento à demanda industrial, informa a empresa.

“Nos últimos 10 anos, a siderúrgica reduziu sua captação de água no rio Piracicaba em aproximadamente 16,6%, atingindo um índice de recirculação de água superior a 95%”, divulga a empresa.

Também há investimentos na recuperação de áreas degradadas e nascentes e na recomposição de matas ciliares, por meio do trabalho realizado pelo Viveiro de Mudas e no âmbito do programa Caminhos do Vale. O gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luís Ribeiro, destaca que os esforços são constantes, mas ainda há muito a ser feito em relação à disponibilidade hídrica. “Nosso desafio é garantir quantidade e qualidade de água para todos. Assim, estamos trabalhando para aumentar a eficiência no uso da água, reduzindo perdas e aumentando o reuso, mantendo e recuperando a mata ciliar e as áreas verdes, educando e conscientizando nossos colaboradores, diretos e indiretos, para o uso consciente da água, recurso natural e finito”, conclui Ribeiro.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br