Toma posse o mais novo prefeito da história de Timóteo

Wôlmer Ezequiel

O ato da diplomação, que antecedeu a posse, à noite, foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (13), no cartório da 97ª Zona Eleitoral

Aos 31 anos, o prefeito Douglas Willkys (PSB) foi diplomado e empossado nessa sexta-feira (13), ao lado vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Vespa (Rede). Além de ser o mais novo político eleito para o cargo de chefe do Executivo, Douglas também é a primeira pessoa nascida e criada no Distrito de Cachoeira do Vale a chegar ao comando do Executivo municipal.

O ato da diplomação foi realizado no fim da tarde, no cartório da 97ª Zona Eleitoral, no bairro Vila dos Técnicos. Já a posse reuniu centenas de eleitores, apoiadores e futuros secretários na sede social do Sesi, no bairro Timirim, em cerimômina presidida pelo presidente interino da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga Perdigão (PP).

Em entrevista ao Diário do Aço logo após a diplomação à tarde, Willkys disse que precisava manifestar sua alegria ao chegar a esse momento, “só possibilitado pela população da nossa cidade, por ter escolhido e confiado nosso projeto político”, enfatizou.

Douglas reafirmou que seu secretariado contará com nomes de pessoas técnicas e utilizará servidores de carreira no comando de algumas das secretarias. “E pretendemos escolher, dentre os nomes da nossa confiança, aqueles que nos entendemos que reúna as qualidades para poder conseguir colocar na prática tudo aquilo que nós afirmamos para a população que iríamos lutar”, destacou.

Transição

Douglas Willkys reclamou, entretanto, da falta de diálogo para que houvesse uma transição do governo interino para o seu governo eleito. Conforme o prefeito, o pedido foi protocolado em 26 de junho, dois dias após a eleição. Entretanto alega o prefeito que sua comissão não recebeu nenhuma comunicação oficial disponibilizando a equipe do interino ou agenda de reuniões para que essa transição fosse realizada. Portanto, segundo prefeito não houve transição e sua equipe ficou refém de dados publicados em portais oficiais.

“As informações que nós temos, são aquelas informações públicas disponibilizadas no Portal da Transparência e informações extraoficiais. O que sabemos é que temos um município com vários problemas em áreas diversas que precisam ser resolvidos de forma imediata, são questões ligadas ao funcionalismo público, inclusive contratos administrativos que foram feitos e que, por determinação judicial, foram feitas demissões. Temos aí uma questão complexa com relação ao limite da folha de pagamento e vários projetos que foram protocolados nos últimos dias. Vamos ter que reavaliar a disponibilidade financeira e a legalidade para ver se existe a possibilidade de ser executado ou não”, detalhou.

Planejamento

O prefeito tranquilizou a população e assegurou que se sente preparado, com sua equipe, para poder fazer uma gestão séria e moderna. “Todas as decisões vão ser precedidas, de estudos técnicos, do impacto financeiro. Nós não faremos nada que não tenha o parecer jurídico correto, que tenha a real condição do município, porque não queremos ter que voltar a atrás ou descumprir nada do que foi firmado junto com os servidores ou qualquer outra situação”, destacou.

Prefeito Douglas Willkys (PSB) e o vice-prefeito Vespa (Rede) após a diplomação

Douglas também afirmou que a sua gestão vai prezar pelo planejamento e todas ações serão desenvolvidas obedecendo ao princípio da eficiência, “e que principalmente cumpra com seu dever de dar uma boa condição de vida a todas as pessoas da nossa cidade”, argumentou.

Prioridade

Perguntado sobre sua prioridade no governo, o prefeito anunciou um diagnóstico para se chegar à realidade das informações acerca da situação da máquina pública. De forma imediata serão retomadas as obras paradas no nosso município. “Nós sabemos que temos aí algumas obras importantes que precisam de uma atenção especial, entre elas aqui vou destacar a UPA do bairro Primavera”, concluiu.

Vespa vai assumir a pasta de Educação

Questionado se irá assumir de fato a pasta da Educação, Vespa, que é professor, afirmou que já conversou com o prefeito Douglas em uma avaliação ampla sobre o que era possível e confirmou: “Vamos assumir a pasta da Educação com o propósito de trabalhar a favor de todos os projetos que venha qualificar a prestação de todos os serviços na educação do nosso município”, concluiu.

Cassação gerou troca de prefeitos em Timóteo

A nova eleição em Timóteo foi originada por causa da cassação dos eleitos em 2016. O presidente da Câmara de Timóteo, Adriano Alvarenga (PMB) tomou posse como prefeito interino no dia 14 de junho e estava no cargo desde então. Ele assumiu como chefe do Executivo devido à cassação do mandato do ex-prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário Torres (PP). A cassação ocorreu em função da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). De acordo com a lei, quem tinha condenação por abuso do poder político e abuso do poder econômico em 2008, como é o caso de Hilário, não estava apto a registrar a candidatura para concorrer à eleição em 2016.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar