Pedro Cine Fotos
Juiz de Fora e Região

Aberto o Encontro Nacional de Mulheres da UNE em Juiz de Fora

Por: Diário Regional 31/03/2018 13:37

A 8ª edição do Encontro de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (8º EME/UNE) foi iniciada na noite dessa sexta-feira, dia 30, no Cine-Theatro Central. Participaram da cerimônia de abertura o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David; a vice-reitora Girlene Silva; a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; a presidenta da UNE, Mariana Dias e a diretora de Mulheres, Ana Clara Franco; além da ex-reitora e deputada federal, Margarida Salomão; da secretária de Mulheres do Governo de Minas, Isabel Lisboa; da secretária Municipal de Educação de Juiz de Fora, Denise Vieira Franco; e diversas lideranças de movimentos sociais.

Ao dar boas-vindas à plateia, a vice-reitora da UFJF destacou o compromisso da instituição com a sociedade. “A universidade pública é um dos espaços de resistência. A UFJF não se calará frente à qualquer tentativa de opressão, de preconceito ou de discriminação. A morte da vereadora Marielle tocou todo o Brasil. Entendemos como uma oportunidade o acolhimento deste evento da União Nacional dos Estudantes, pelo compromisso que temos com a sociedade brasileira”, destacou Girlene. Esta edição do fórum foi batizada de “8º EME Marielle Franco”, em homenagem à vereadora do PSOL assassinada do Rio de Janeiro no dia 14 de março.

A presidenta da UNE, Mariana Dias, ressaltou que os trabalhos a serem desenvolvidos durante o 8° EME devem ter como foco a unidade de todos os movimentos feministas. “Escolhemos falar sobre resistência porque realizamos o mundo desta dimensão. Neste momento tão duro que o Brasil vive, significa que somos esperança. Vivemos um tempo em que assassinam uma lutadora, única e exclusivamente, por falar em direitos humanos e denunciar irregularidades. Vivemos a violência contra as mulheres de uma forma muito perversa em nosso país, com machismo, racismo, homofobia. Queremos liberdade, queremos falar de igualdade, falar sobre a verdadeira vida das mulheres.”

EXPECTATIVA DAS PARTICIPANTES

Com o tema “Mulheres em Movimento: a resistência feminista nas universidades e nas ruas”, o 8° EME contará com mesas, debates, oficinas, mostras acadêmica e de cultura. A expectativa é que 2.500 graduandas e pós-graduandas de todas as regiões do país participem das atividades que serão realizadas até domingo, dia 1, no estacionamento da Faculdade de Engenharia.

Aluna do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Camila dos Reis, 23 anos, participará pela terceira vez do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE. “O EME é um instrumento de luta coletiva das mulheres. Lutar pela igualdade passa pela luta por democracia. É muito importante nos reunirmos neste momento de discussão dos rumos do país. Sairemos daqui com as nossas propostas em uma carta, que será redigida de forma consensual por todas nós.”

A avaliação é compartilhada pela estudante de Geografia da UFJF e diretora de Relações Institucionais da UNE, Talita França Leão, 23 anos. “Discutiremos várias pautas relacionadas às mulheres durante o EME. Esta é uma excelente oportunidade para os movimentos feministas, para a UFJF e para a cidade. Há muito tempo não temos um evento dessa magnitude aqui.”

A expectativa da estudante de História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e diretora de Mulheres da União Estadual de Estudantes, Elaine Monteiro, 23 anos, é que o fórum proponha ações de fortalecimento dos movimentos feministas. “Vivemos uma conjuntura adversa por conta do aumento do conservadorismo, da intervenção militar. Queremos debater essa situação e propor ações de resistência.”

COMO PARTICIPAR DO 8° ENCONTRO DE MULHERES DA UNE

Para participar da 8° EME, é preciso ser estudante universitária e realizar inscrição neste link ou presencialmente, no setor de credenciamento do evento, no estacionamento da Faculdade de Engenharia da UFJF. Haverá espaço de creche, para possibilitar a participação de universitárias que têm filhos.

Confira a programação completa aqui, e as atualizações sobre o evento no site da organização estudantil.

Fonte: Assessoria / UFJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: