Aerofest 2019 acontece neste final de semana

Neste final de semana, dia 15 e 16 de junho, acontece o Aerofest 2019 no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis (Serrinha). O evento é realizado em comemoração aniversário de 169 anos de Juiz de Fora, 81 anos do Aeroclube de Juiz de Fora e 41 da Associação Juiz-forana de Modelismo (Ajam).

Em coletiva de imprensa, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou os últimos detalhes do evento que movimenta a cidade. Como na primeira edição do evento, realizado em agosto do ano passado, um plano especial de tráfego foi programado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), visando a garantir a segurança e fluidez do trânsito no Bairro Aeroporto e região.

A primeira edição do “Aerofest – Um Brinde a JF” foi em agosto de 2018 com duração de dois dias. A programação, que incluiu exposições de aviões antigos, apresentação de acrobacias, voos de aeromodelos e paraquedismo, além de demonstração da “Esquadrilha da Fumaça”, atraiu cerca de 40 mil pessoas ao Aeroporto da Serrinha.

“Em um curto espaço de tempo, o evento vem se firmando como um dos de maior repercussão da cidade, um exemplo claro da importância da parceria público-privada, sem a qual não seria possível realizá-lo. No ano passado, tivemos um público aproximado de 40 mil pessoas durante os dois dias de realização, com a população se apropriando do espaço público”, destacou assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo a Agropecuária (Sedeta), Marcos Miranda.

O evento é realização do Aeroclube de Juiz de Fora, Ajam, AMD Services e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Sedeta, Secretarias de Comunicação Pública (Secom), Saúde (SS), Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), através da Guarda Municipal (GM), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Educação (SE), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – Juiz de Fora/MG (Cisdeste/Samu), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Confira mais detalhes do Aerofest 2019 divulgados pela PJF:

 

Programação

A organização do Aerofest 2019 vai repetir a fórmula. A programação conta com apresentações de aeromodelismo, saltos de paraquedistas, exposições de aeronaves, gastronomia, música e cervejas especiais, além de encontro de automóveis antigos. Na “Aerofeira”, vestuário, acessórios, decoração, plantas e biocosméticos. O Aeroclube oferecerá, ainda, a oportunidade de ver a cidade por outra perspectiva, em voos panorâmicos. “Um evento que, neste ano, terá o caráter familiar ainda mais reforçado”, afirma Marcos.

Em parceria com o “Bem Comum”, da Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto “Doe um Livro” estará presente, recolhendo itens que serão doados a escolas e outras instituições da cidade.

Esquadrilha da Fumaça

No domingo, às 15h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira (EDA/FAB) fará a sua 15ª demonstração na cidade. A chegada dos aviões está prevista para as 11 horas, no Aeroporto da Serrinha. A demonstração terá duração aproximada de 35 minutos e cerca de 50 acrobacias.

Na segunda-feira, 17, a “Esquadrilha da Fumaça” promoverá uma palestra institucional para cerca de 160 alunos e professores da Escola Municipal Santos Dumont, do Colégio Militar Tiradentes e Aeroclube de Juiz de Fora. A palestra acontecerá a partir das 9 horas, no hangar do Aeroclube, abordando temas relacionados ao trabalho do Esquadrão e às formas de ingresso na Força Aérea Brasileira.

 

Plano de tráfego

O gerente do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron, apresentou o esquema especial de trânsito planejado para o evento. Todas as decisões foram tomadas com objetivo de dar maior fluidez e segurança à circulação de veículos e pedestres durante o “Aerofest 2019”.

Conforme as informações, haverá interdições totais, parciais e alterações de circulação durante o sábado e domingo, na região do Bairro Aeroporto.

Na última semana, a Sedeta, com apoio da Associação dos Moradores dos Bairros da Região do Aeroporto (Ambra), credenciou os usuários de veículos da região, que terão acesso às vias interditadas. Demais veículos serão direcionados para as áreas de estacionamento em frente ao Estádio Municipal, onde haverá, nas proximidades, transporte coletivo urbano pago (ônibus e táxis) efetuando viagens para o local do evento.

 

Transporte por aplicativos

Novidade neste ano, veículos de transporte por aplicativo, devidamente identificados, terão ponto de embarque e desembarque na Rua Francisco José dos Santos, próxima ao Aeroporto, porém, não poderão estacionar ou permanecer no local.

 

Ônibus extras 

Serão disponibilizados até 22 ônibus extras, que circularão no sábado e no domingo. Conforme a PJF, a linha especial 580, identificada como “Aerofest”, terá cobrança normal de tarifa, R$ 3,35, com o seguinte percurso: no sentido Centro/evento, avenidas Presidente Itamar Franco (em frente à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor/ Procon), Eugênio do Nascimento (Estádio Municipal) e Prefeito Mello Reis e aeroporto.

A volta para o Centro terá o seguinte percurso: aeroporto, avenidas Prefeito Mello Reis, Eugênio do Nascimento (Estádio Municipal), Presidente Itamar Franco e Brasil (margem direita), Ponte Nelson Silva, Avenida Brasil (margem esquerda), Ponte Antônio Carlos e Avenida Presidente Itamar Franco (em frente ao Procon).

Todas as informações sobre o Aerofest 2019 e detalhes sobre o trânsito na cidade estão disponíveis no hotsite do evento, no endereço eletrônico www.pjf.mg.gov.br/aerofest

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: