28 Congresso
Juiz de Fora e Região

Clínica escola de faculdade oferece orientação profissional gratuita para estudantes da rede pública

Por: Diário Regional 27/08/2017 6:37

O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora (SPA) atua através da Clínica Escola de Psicologia ajudando alunos que estão em dúvidas em relação ao curso superior. A Clinica foi fundada há um ano e meio e oferece o serviço para alunos que não tem condições de pagar para fazer a Orientação Profissional e de Carreiras.

Os serviços são prestados por alunos do curso de Psicologia com a supervisão da professora Elza Lobosque. Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas e as inscrições estão abertas para quem tiver interesse em participar dos atendimentos oferecidos.
De acordo com Elza, o trabalho é feito individualmente e em grupo, através de encontros e entrevistas. “Nosso trabalho consiste em cerca de 10 a 15 encontros, nos quais são feitas diversas intervenções, como entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos e momentos de discussões, pois o processo de orientação profissional não se resume à apenas apresentação de um conjunto de estratégias e de atividades”, explica.

A professora acrescenta ainda que existem muitos fatores que influenciam na escolha profissional. “Geralmente a família quer que o jovem siga a profissão na qual acredita que ele se dará melhor financeiramente. Pensam mercadologicamente, mas se esquecem do desejo deste indivíduo e que cada um é único. A orientação profissional auxilia esse sujeito a fazer suas escolhas com mais clareza e amadurecimento”, ressalta.

Um dos beneficiados pelo serviço é o estudante de Psicologia e Ciências Humanas, Bernardo Keffler. Ele conta que antes da orientação tinha muitas opções e estava sem direção, não sabia escolher dentro das possibilidades. “O serviço prestado pela Clínica me auxiliou de várias formas. Foi uma ajuda muito mais do que só de direcionamento, fui atendido por pessoas muito humanas, que me deixaram confortável”, afirma.

O estudante ficou sabendo do serviço por uma indicação do pai, que trabalha na Estácio, e da mãe, que cursou psicologia na faculdade, e já indicou o serviço para outras pessoas.

Keffler deixou uma mensagem para os futuros estudantes universitários. “Primeira coisa que devem fazer é se despir de todo conceito prévio que eles têm desse serviço, pois não é parecido com o que pensam. É um processo que não ajuda só na escolha profissional, mas também no autoconhecimento. É uma oportunidade muito boa”, recomenda. O estudante pretende ajudar outras pessoas, assim como foi ajudado.

Os interessados em se beneficiar com os serviços oferecidos podem se inscrever no Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio (SPA), na Avenida Presidente João Goulart, nº600, bairro Cruzeiro do Sul, das 14h às 21h.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: