Anuncie
Juiz de Fora e Região

“Comida di Buteco” inicia programação da 8° edição em Juiz de Fora

Por: Diário Regional 04/04/2018 20:37

O concurso “Comida di Buteco” já tem data para acontecer em Juiz de Fora. Do dia 13 de abril até 6 de maio, diversos estabelecimentos da cidade voltam a oferecer a população uma série de petiscos e tira-gostos com um sabor único e típico dos butecos. Neste ano, o tema criativo para os petiscos é livre e o preço do tira gosto será unificado para todo o país em R$25,90.

De acordo com Toninho Simão, organizador local do “Comida di Buteco”, vinte estabelecimentos estarão participando na edição de 2018 e todas as regiões da cidade terão representantes. Em Juiz de Fora esta será a 8ª edição do concurso.

O concurso é dividido em duas etapas, uma local e uma nacional. Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam os estabelecimentos, vota e elege o campeão, avaliando por quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida).

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Simão reforçou a importância da participação do público. “A votação é muito importante para o evento. “Muitas vezes as pessoas vão até o buteco, comem o petisco, mas se esquecem de votar na cédula do concurso que fica disponível nos bares participantes.” explicou.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

A lista dos vinte bares integrantes do concurso deste ano na cidade será divulgada na próxima terça-feira, 10, nos meios de comunicação do concurso ou no aplicativo, que inclusive apresenta informações sobre todos os concursos que acontecem em 21 cidades das cinco regiões brasileiras.

O organizador do evento também destacou os benefícios do concurso para a cidade. “Ele movimenta a economia local. Tem butecos que vendem mais de 200 pratos de petiscos por dia. Os bares contratam mais garçons, compram mais produtos de fornecedores e o movimento naturalmente aumenta” explica.

Outro ponto lembrado por Simão é o movimento no turismo. “Como é um evento nacional, o nome de Juiz de Fora aparece no Brasil inteiro e até no mundo. Diversas pessoas fazem caravanas de diversas cidades a fim de se deslocarem para conhecer os butecos participantes” concluiu ele.

EDIÇÃO DO ANO PASSADO

Em 2017, o Bar do Totonho foi o grande vencedor da disputa em Juiz de Fora, com o petisco “Sabor Mineiro”, feito com costela de porco, purê de abóbora e farofa de milho. O bar participou da competição nacional e ficou na 4ª colocação no ranking de melhor buteco do Brasil.

Nathália Abranches, gerente do Bar do Totonho, relembrou as vantagens da participação do estabelecimento nas últimas edições do concurso. “Participar do Comida di Buteco é sempre bom, pois ele traz novos fregueses, fazemos novos amigos e resgatamos antigos clientes que retornam ao estabelecimento graças ao evento”, destacou. Ela também reforçou o aumento no movimento do buteco.

“Temos 32 anos de bar, mas nos últimos seis anos, durante a participação no concurso, o movimento aumentou muito e nessa época sempre precisamos contratar mais pessoas”, conclui.

HISTÓRICO

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Ele é considerado pelos organizadores, não apenas um concurso, mas, um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades.


 

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: