Anuncie
Juiz de Fora e Região

Desafio de startups da Embrapa busca soluções para o agronegócio

Por: Diário Regional 20/08/2017 6:37

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Ideas For Milk – Desafio de Startups”. A iniciativa promovida pela Embrapa Gado de Leite tem o objetivo de estimular a inovação e o empreendedorismo, promovendo a eficiência no agronegócio do leite. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço www.ideasformilk.com.br, até o dia 10 de setembro.

Neste ano, além das inscrições, os participantes também devem apresentar um “pitch”, uma descrição objetiva e comercial da solução, gravada
em vídeo de três a cinco minutos. O desafio é dividido em três etapas. A primeira é de avaliação das propostas, onde se classificam apenas 40. Elas seguem para a etapa de definição das cinco melhores soluções para o agronegócio do leite, na qual os finalistas serão examinados por uma banca em dezembro.

O chefe da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, explica que o projeto partiu da percepção de que era necessário gerar soluções para o agronegócio e expandir as propostas do setor lácteo para o mundo das novas tecnologias. “Precisávamos reunir as pessoas que entendem do leite e os especialistas da tecnologia. Com isso, esperamos que as inovações já produzidas pela Embrapa sejam transformadas em tecnologias digitais e que os jovens se sintam motivados a gerarem essa adaptação junto a nós”, ressalta.

 

DESAFIO FARM PARTY

Entre as atrações, segundo o chefe da Embrapa, está o “Vacathon”. Entre os dias 6 e 10 de dezembro, equipes formadas em instituições de ensino superior, irão explorar dados abertos de pesquisa, fornecidos pela Empresa para desenvolver projetos de software e hardware. O intuito é permitir que os times conheçam mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite, na fazenda, e possam criar soluções inovadoras com ajuda de pesquisadores da Embrapa e de produtores de leite. “Queremos caminhar para ter uma fazenda totalmente conectada, máquinas ‘falando’ com máquinas, gerando leite e a produção aumentando”, frisa Martins.

Vinte universidades foram convidadas. Cada uma delas poderá inscrever uma equipe liderada por um professor, que atuará como embaixador do programa na instituição. As inscrições podem ser feitas até 3 de novembro.

O SUCESSO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Ainda conforme Martins, a primeira edição do evento, em 2016, repercutiu de forma positiva. “Convidamos onze das melhores universidades brasileiras para participar do processo de reformulação de ideias para o agronegócio do leite, e todas elas responderam de maneira intensa e apresentaram 137 propostas significativas. Os jovens ficaram motivados em participar do maior evento do agronegócio no ambiente de inovação”, lembra.

 

STARTUP

Um dos apoiadores do evento, Samir Iásbeck, define as startups como empresas com grande conteúdo de inovação. Para ele, “é uma empresa pequena pensada para ser grande, que precisa obedecer alguns conceitos e pilares para receber essa definição, além de procurar resolver um problema comum na sociedade”.

Ele ressalta a importância do Ideas For Milk para fomentar o empreendedorismo. “Juiz de Fora é uma cidade com DNA de inovação, principalmente, se olharmos a predisposição do ecossistema da cidade, que não contribui em nada para alcançarmos esse patamar. Acredito que precisamos do apoio de todos, de investidores, dos órgãos públicos, da mão de obra, de um conjunto de fatores que propiciará o empreendedorismo”, ratifica.

“O Ideas For Milk é a forma perfeita de uma entidade pública despertar o interesse na inovação. Na primeira edição, ele percorreu o país todo, colocou Juiz de fora em evidência no cenário e, neste ano, também trará coisas boas para a cidade, pois diversas pessoas com ideias inovadoras estarão aqui”, finaliza.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: