28 Congresso
Juiz de Fora e Região

Dia do soldado é comemorado nesta sexta-feira

Por: Diário Regional 24/08/2017 22:37

A cada 25 de agosto, o Soldado brasileiro renova-se ao recordar o passado, em reverência à figura de Luís Alves de Lima e Silva, Soldado símbolo da Pátria, o nosso Duque de Caxias. É sempre momento para iluminar os feitos desse chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e homem de Estado exemplar, que o Exército consagrou como Patrono.

Nos vários episódios em que foi chamado a pacificar as províncias insurgentes, em um período crítico para a afirmação da nacionalidade no Brasil Império, entendeu o momento político da época com invulgar lucidez, desarmou os espíritos conturbados, restabeleceu a credibilidade na autoridade civil e revitalizou a crença no futuro das instituições, com espírito legalista e vislumbrando um futuro grandioso para o Brasil.

Quando o consenso não foi possível, mostrou-se decisivo e pertinaz no cumprimento da missão, sem, no entanto, usar de força desnecessária, evitando ressentimentos entre vencidos e vencedores, que sempre foram vistos como compatriotas.

Além disso, adotou a anistia como elemento de pacificação. Foi assim no Pará, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Seu lema de conduta para a manutenção da unidade nacional era: “Que uma só vontade nos una!”. Esse chamamento permanece contemporâneo nas atuações da Força Terrestre em operações de Garantia da Lei e da Ordem executadas em todo o Brasil, em prol do restabelecimento do sentimento de segurança.

 

EM JUIZ DE FORA

Em Juiz de Fora, diversas ações vão ser realizadas em homenagem a data. Confira a programação:

– XII Encontro de Bandas Militares, no Cine-Theatro Central, em 23 de agosto do corrente ano, com início às 19:00 h. Haverá apresentação de composições nacionais e internacionais pelas seguintes bandas: 10º Batalhão de Infantaria Leve (Juiz de Fora); 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (São João Del Rei); 32º Batalhão de Infantaria Leve (Petrópolis); 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (Juiz de Fora); e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

A entrada será mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida, os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes.

Os ingressos poderão ser retirados de 15 a 22 de agosto de 2017, no Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – Rua Mariano Procópio, 970; 12ª CSM – Praça Presidente Antônio Carlos, s/n – Centro – “Praça do Canhão”; Colégio Militar de Juiz de Fora – Av JK, 5200 – Bairro Nova Era; Hospital Geral de Juiz de Fora – Rua General Deschamps Cavalcanti, s/n – Bairro Fábrica; e de 21 a 23 de agosto das 08:00 h às 16:00 h, em frente ao Cine-Theatro Central.

– Exposição de Material de Emprego Militar, que será realizada entre os dias 25 a 27 de agosto do corrente ano, das 08h às 17h no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, com entrada franca;

– 30º Corrida Duque de Caxias, que será realizada no dia 27 de agosto de 2017, com largada às 08h no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Reprodução Noticiário do Exército / Assessoria 4ª Brigada de Infantaria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: