Anuncie
Juiz de Fora e Região

Especialista alerta para cuidados com a tuberculose

Por: Diário Regional 26/03/2018 14:37

A tuberculose é uma doença, responsável por 4 mil mortes anuais no país, segundo o Ministério da Saúde. Estimasse que todos os anos, 70 mil novos casos aparecem. Em Juiz de Fora, de acordo com a Secretaria de Saúde, a patologia infectou 301 pessoas em 2016. Entre janeiro e junho de 2017, 155 casos foram notificados. Em função dos dados preocupantes, o dia 24 de março se tornou a data de combate à doença, em que ações de conscientização são realizadas em todo o mundo.

A pneumologista e tisiologista do PAM Marechal, Márcia Habbad, explica o que é a doença. “A tuberculose é uma doença provocada por um bacilo, chamado Koch. A bactéria é transmitida através das vias respiratórias, de uma pessoa infectada para outra. Quando esse ser humano espirra, tosse, ele libera o bacilo no ar e passa para outras pessoas. Evidentemente que é necessário um contato prolongado para provocar a doença”, esclarece.

Márcia destaca os principais sintomas. “É uma tosse que dura mais de três semanas, pode ser seca ou pode vir acompanhada de secreção. Junto disso, costuma causar febre, mal-estar, fraqueza, falta de ar, emagrecimento e falta de apetite”, afirma. Os locais mais acometidos são os pulmões, onde os bacilos alojados provocam uma destruição do tecido pulmonar. “Mas, pode atingir qualquer lugar do organismo, os rins, a pele, olho, intestino”, reforça.

Ela também explica que o tratamento é eficaz, cura a doença, dura seis meses e é gratuito. “Porém, é importante que o faça rigorosamente nesse período, pois o risco de a doença voltar é grande. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece toda a medicação e a população pode ter acesso através das unidades Básica de Saúde (UBS)”, diz.

Alguns cuidados básicos, como manter a casa arejada podem ajudar na prevenção da doença, mas, o principal é que as pessoas que estejam com tosse há três semanas procurem um médio. “Assim que o paciente começa a se tratar, ele interrompe o contágio”, conclui.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: