Mais de 70 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe em Juiz de Fora

Faltando pouco mais de duas semanas para o fim da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”, Juiz de Fora ainda registra um baixo índice de procura pela vacina. Na cidade, a cobertura vacinal chegou a 54,17%, conforme os dados apresentados pelo setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Segundo os dados da SS, no município, o público-alvo da campanha totaliza 165.591 pessoas e reúne a população com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e 6 anos incompletos, professores, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres no pós-parto (até 45 dias). Do total, 75.877 ainda não se imunizaram. Além dessas, precisam se vacinar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, apresentando prescrição médica. Conforme a Secretaria de Saúde, os dados têm preocupado a pasta que vem alertando e orientando a população desde o início de abril sobre a importância de manter a imunização em dia.

A segunda fase de imunização começou no dia 22 de abril. Além da vacinação em todos os grupos prioritários, durante esse período, ocorre também a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

A meta estabelecida para o país pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% da população dos grupos prioritários. Conforme a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), em Minas, a expectativa é de vacinar 6.018.977 pessoas.

A campanha acontece até 31 de maio. Em Juiz de Fora, as doses das vacinas continuam disponíveis, até o fim da campanha, nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e no PAM-Marechal, de segunda a sexta-feira.

 

Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):

  • Unidades Básicas de Saúde:8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
  • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente:8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas
  • Departamento de Saúde do Idoso:8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos | A partir do dia 22 de abril.
  • PAM Marechal:8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos os idosos.

 

“Consultório na Rua”

            Conforme informado pela PJF, a equipe multiprofissional do “Consultório na Rua” promoverá vacinação contra a gripe, tendo como alvo a população em situação de rua.As pessoas deste grupo são consideradas diretamente expostas às condições que podem propiciar agravos à sua saúde. A vacina será ofertada a todas as pessoas deste público, que quiserem se imunizar, seguindo a recomendação do Conselho Nacional de Saúde.

A estratégia “Consultório na Rua” foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica e busca ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando atenção integral à saúde desse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade. Além disso, dando prosseguimento às ações de rotina, continuam sendo aplicadas vacinas do calendário adulto, toda última quinta-feira do mês.

 

Programação:

  • Dia 15, às 14 horas

Ruas, praças e pontes que têm permanência de pessoas em situação de rua, sobretudo na região central.

  • Dia 20, às 14 horas

Casa da Cidadania – Alameda Ilva Melo Reis, 6.001 – Jardim Esperança.

Por Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: