Anuncie
Juiz de Fora e Região

Mutirão oferece teste de acuidade visual gratuito em JF

Por: Diário Regional 09/04/2018 20:37

Interessados em participar de testes de acuidade visual, exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos, com médico oftalmologista poderão ser atendidos no mutirão “Atendimentos oftalmológicos”, que acontece nesta terça-feira, 10, das 9h às 13h, na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), situada na Rua Braz Bernardino, 59, no Centro da cidade. A ação é gratuita e faz parte do “Abril Marrom”, mês de prevenção às doenças oculares que podem levar à cegueira. Os atendimentos serão organizados por ordem de chegada com distribuição de senha.

De acordo com o médico oftalmologista e diretor clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes, idealizador da iniciativa junto da SMCJF, hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos, sendo que grande maioria poderia estar enxergando se fossem diagnosticados da forma correta, por isso, a importância da ação. “A data é voltada para a prevenção das doenças oculares. Cerca de 80% das cegueiras nos pais poderiam ser evitadas com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Sem falar nas 33 mil crianças brasileiras que estão cegas por doenças evitáveis. É muito importante chamar atenção das pessoas sobre a necessidade de fazer exame de vista periódico, por isso tem essas campanhas de orientação. Nesta terça, está sendo disponibilizado o teste de acuidade visual, exame simples para saber se o paciente está enxergando com os dois olhos ou se tem alguma anomalia, e caso tenha alguma dificuldade, ele vai receber e encaminhamento para oftalmologista”, explica.

Segundo ele, catarata, doença caracterizada pela perda de transparência (opacidade) do cristalino (lente localizada atrás da íris) retinopatia diabética, enfermidade assintomática inicialmente, mas, que em estágio avançado, ocasiona alterações visuais súbitas e indolores, glaucoma, distúrbio que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro,responsável pela perda da visão periféricae presbiopia ou “vista cansada”, associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta capacidade diminuída para focar objetos próximos, são as doenças que mais acometem os brasileiros. Por isso, diabéticos, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão. “As doenças caminham silenciosamente e as pessoas só procuram o médico quando já perderam parte da visão. Além disso, são bastante frequentes no cotidiano da população”, diz.

A ambliopia, disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos, conhecida como “olho vago” ou “olho preguiçoso”, acomete crianças durante a primeira infância. Arantes reforça que a atenção precisa ser redobrada. “O diagnóstico precisa ser o mais rápido possível, até os quatro anos, já que o desenvolvimento da visão ocorre somente até os sete anos. Se descoberta até essa faixa etária, pode ser reversível”, ressalta, acrescentando que às 19 horas, uma palestra será ministrada com o tema “Cuidados com a visão ao longo da vida”, que vai abordar as doenças oculares desde a fase de recém-nascido até a terceira idade.

Para o Presidente SMCJF, Élson Corrêa de Mello Junior, a ação estimula a prevenção em saúde, atingindo a todos os envolvidos. “Uma das vertentes da SMCJFé o ponto de contato dos médicos com a sociedade juiz-forana. E isso que a gente pretende oferecer, apoiando a iniciativa, que aborda um tema delicado, que traz transtornos para milhões de brasileiros. A gente sempre procura desenvolver ações na área de saúde e intervenção nas políticas de meio ambiente que podem interferir na saúde pública”.

TESTE DE ACUIDADE VISUAL (ADULTOS E CRIANÇAS)

Campanha:Os atendimentos serão por ordem de chegada com distribuição de senha;
Horário: Das 9h às 13h;
Palestra: Cuidados com a visão ao longo da vida, às 19h, aberta ao público em geral. Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora Braz Bernardino,59 – Centro.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: