28 Congresso
Juiz de Fora e Região

PJF amplia temporariamente cobertura vacinal contra o HPV

Por: Diário Regional 21/08/2017 17:37

A Secretaria de Saúde (SS), seguindo orientação da Secretária de Estado de Saúde (SES), ampliou temporariamente a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para homens e mulheres com idade entre 16 e 26 anos. A alteração terminará no dia 31 ou com o final das doses das vacinas, com validade até setembro. As vacinações agendadas nas escolas deverão manter o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (MS), que são as faixas etárias de nove a 14 anos para meninas e meninos de 11 a 14 anos.

As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS), no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, situado na Rua Marechal Deodoro, nº496, Centro, e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, localizado na Rua São Sebastião, nº772/776, Centro. Para a imunização deverão ser apresentadas a carteirinha de vacinação e a autorização do responsável.

Desde 2014, quando a vacina HPV foi incluída no calendário nacional de vacinação, a SS vem realizando ações direcionadas para o alcance da meta de cobertura vacinal, que é de 80%, como buscas ativas e mutirões em escolas públicas e privadas.

A VACINA CONTRA O HPV

É muito segura, com eficácia de 90%, imunizando contra quatro subtipos de vírus. Sua eficácia acontece depois da terceira dose de reforço. Apesar de pequenas as possibilidades, pode haver casos de reações leves, como dor no local da aplicação, inchaço e vermelhidão, que desaparecem espontaneamente.

A DOENÇA

O HPV é adquirido a partir de contato sexual e causa infecção na pele ou nas mucosas, podendo provocar o câncer de colo de útero ou verrugas genitais. Ser vacinado não exclui a necessidade de exames rotineiros, como o preventivo, e nem o uso de camisinha.

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: