28 Congresso
Juiz de Fora e Região

PJF entrega reforma da UBS de Furtado de Menezes

Por: Diário Regional 04/04/2018 18:37

A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Saúde, inaugurou, nessa quarta-feira, 4, as obras de revitalização, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Furtado de Menezes. Estiveram presentes o prefeito Bruno Siqueira, o vice Antônio Almas, servidores da PJF, líderes comunitários, o vereador Marlon Siqueira, representando a Câmara Municipal, e o Padre Zacaron, representando a Arquidiocese de Juiz de Fora. O espaço foi ampliado, ganhando 270 metros quadrados de área construída, 16 consultórios, o dobro do que comportava a unidade anteriormente, e melhorará o atendimento a cerca de dez mil usuários referenciados na unidade. A reforma era esperada pela comunidade há 40 anos, e agora será uma das maiores de toda a rede, com mais de 900 metros quadrados de área.

A reforma é parte do programa “Requalifica SUS” (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo dar mais conforto e acessibilidade, tanto para usuários quanto aos trabalhadores dessas unidades. O prefeito destacou a superação para entregas de obras como a da unidade. “Durante toda a caminhada para conclusão das obras dessa importante unidade, enfrentamos dificuldades e desafios. Mas contamos com uma equipe excelente que superou as atribulações para que hoje pudéssemos entregar uma das melhores UBSs de Juiz de Fora, uma realização esperada há tanto tempo pela comunidade”, disse. 

 

HOMENAGENS

A inauguração também contou com duas homenagens a importantes mulheres na história da unidade: a doutora Marina Teixeira Grossi e a presidente do Conselho Local de Saúde do Furtado de Menezes, Clarice Bonoto da Silva. Trabalhando na unidade desde o tempo de estagiária em medicina comunitária, em 1984, Marina representa o esforço e a dedicação dos servidores à comunidade. Já Clarice acompanhou, passo a passo, toda a obra: “Hoje é um dia vitorioso, conquistamos um espaço digno para a comunidade. Jamais esqueceremos essa luta”.

A secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, salientou a dedicação do trabalho em equipe. “É uma conquista realizada por todos, uma grande equipe que não mediu esforços para entregar essa unidade à comunidade. Mesmo com todas as dificuldades, foi entregue um projeto viável, referência em tamanho, enquadramento de normas e acessibilidade. É um trabalho em conjunto para fazer uma saúde melhor para a cidade”.

Moradora do bairro há 30 anos, a aposentada Elza Maria de Almeida Oliveira elogiou a estrutura da UBS. “Estar nessa inauguração hoje parece um sonho, há muito tempo a população esperava essa reforma. O atendimento sempre foi muito bom, mas precisava de uma reforma no espaço e hoje estamos vendo um lugar maravilhoso”.

 

ESTRUTURA

A unidade agora conta com uma farmácia e a Central de Marcação de Consultas (CMC) no início do prédio, permitindo a separação deste fluxo do atendimento de consultas, por exemplo. A sala de vacina também acompanha a proposta, com espaço maior e entrada especial. As salas de expurgo e esterilização foram totalmente revistas, com adequação do ambiente às normas estabelecidas. Nebulização e coleta ganharam espaços definidos, para maior conforto do usuário. O depósito de medicamentos e insumos agora tem maior capacidade de armazenamento.

 

ACESSIBILIDADE

A preocupação com a acessibilidade permeou todo o projeto da unidade, que garantiu a circulação dos deficientes em todos os ambientes. Isso inclui os dois consultórios de ginecologia, por exemplo, que terão sanitários adaptados. A unidade também conta com uma sala de treinamento e reunião, além de salão especial para os agentes comunitários de saúde, ampla área de convivência, com copa e varanda coberta, oferecendo mais conforto aos funcionários. Além disto, todo o telhado da unidade foi trocado. O investimento foi de R$450 mil.

Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: