Encontro
Juiz de Fora e Região

Simpósio da Rede de Urgência e Emergência promove debate e interação entre profissionais

Por: Diário Regional 22/11/2017 20:37

Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 22, o “1º Simpósio Multiprofissional da Rede de Urgência e Emergência (RUE)”. O evento, direcionado aos diversos setores – médico, enfermagem, administrativo, nutrição e serviço social – tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimento, experiências e a reciclagem de informações entre os profissionais, para melhor atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O simpósio acontece no Constantino Hotel (Rua Santo Antônio, 765, Centro), até esta quinta-feira, 23, com dez palestras, abertas para debates.

O primeiro dia foi aberto pela coordenadora do Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico, Ocupacional e Sexual (Parbos), Ana Cláudia Bastos, que falou sobre o serviço que funciona no Hospital de Pronto Socorro (HPS). Os critérios para a judicialização das internações ficou a cargo da ouvidora municipal de Saúde, Samantha Borchear. Na parte da tarde, os temas abordados foram “Trabalho em Redes na RUE”, com Alessandro Moraes, enfermeiro e coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital de Pronto Socorro (NEP/HPS), e “O Estresse no Serviço de Urgência”.

Segundo a subsecretária de Urgência e Emergência, Adriana Fagundes, este é o momento para cada profissional refletir sobre seu papel na Rede, que é único e fundamental para acolher o paciente: “É a oportunidade para discutirem, aprenderem e sugerirem novas ideias. Algumas soluções, que aparentemente são pequenas, podem dar muito certo no dia a dia de trabalho.”

Um dos organizadores do evento e coordenador do NEP/HPS, Alessandro Moraes, explicou que os temas foram bem pensados e envolvem todos os serviços da RUE: “Os palestrantes estão aqui porque acreditam em uma rede pública atuante. É necessário, também, que os participantes debatam e levem para suas equipes os assuntos discutidos.”

Confira a programação desta quinta-feira, 23:

8 horas – Palestra: “O Tratamento da PCR (Parada Cardiorrespiratória) na Urgência e Emergência”, com Clorivaldo Rocha Correa, médico do HPS
9 horas – Palestra: “Nutrição, Obesidade e Saúde Para Profissionais do Cuidar”, com
Renato Nunes Moreira, delegado do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região de Minas Gerais (CRN9)
10 horas – Coffee break
10h30 – Palestra: “A Atuação do Enfermeiro no Acesso Venoso”, com Filipe da Silva Ribeiro, enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte
11h30 – Debate com os palestrantes
12h30 – Almoço
14 horas – Palestra: “A Atuação do Enfermeiro no Cuidado de Feridas”, com Selma Antunes Tavares, enfermeira do HPS
15 horas – Palestra: “Humanização no Serviço de Urgência”, com Jardel Quitério, coordenador de recepção da UPA Norte
16 horas – Encerramento
17h30 – Coffee Break


 Fonte: Assessoria

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: