Pedro Cine Fotos
Juiz de Fora e Região

UFJF oferece curso sobre atual momento político da sociedade

Por: Diário Regional 11/04/2018 11:37

O processo de Impeachment Dilma, que muitos consideram como golpe de 2016, o atual governo Temer com suas constantes denúncias, os desdobramentos da operação Lava-jato, a proximidade das eleições de 2018, o assassinato da vereadora Marielle Franco, as acusações entre países e presidentes, os recentes vazamentos de informações em redes sociais, o crescente impacto das chamadas “fake news”, são apenas alguns dos atuais cenários de nossa política e sociedade. Situações que demonstram uma profunda crise em que cidades, estados, países, organizações, enfim, toda a população encontra-se mergulhada.

Receber e conviver com todos esses fatos e ainda interpretá-los, poder ser um grande desafio para muitas pessoas. Pensando nisso a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dará início a partir do dia 4 de maio, a um projeto de extensão que tem por finalidade auxiliar representantes de instituições da sociedade civil de Juiz de Fora a se naturalizarem com essas atuais condições da política e sociedade.

O curso “Análise política e conjuntura: instrumentos para a sociedade” terá duração de nove meses e ocorrerá na Casa de Cultura da UFJF (Av. Barão do Rio Branco, 3.372, Centro, Juiz de Fora.), todas as sextas-feiras, de 19h às 21h. O projeto é coordenado pelos professores Dr. Raul Francisco Magalhães (UFJF) e Dr. Orlando Lyra de Carvalho Jr. (UVV).

São ofertadas 30 vagas para o curso e as pessoas interessadas devem estar vinculadas a instituições sindicais, associações de moradores, e outras associações da sociedade civil interessadas em integrar um programa de debate e de análise política.

Orlando Lyra explica que a partir da natureza do projeto e com o que será transmitido nos encontros, será mais fácil compreender a conjuntura atual do ponto de vista político. “Com base na ciência política nós vamos passar instrumentos teórico-práticos para que nossas lideranças tenham condições de fazer uma análise critica do que ocorre no Brasil e no mundo”.

Nos encontros serão abordados conceitos importantes para a compreensão da política. Os participantes terão a oportunidade de praticar uma leitura crítica de acontecimentos, fatos e problemas sociais reportados pela mídia impressa e eletrônica. O foco central terá como eixo de análise as eleições gerais de outubro de 2018, a qual será monitorada semanalmente.

Lyra reforça que não haverá defesa de nenhum partido ou ideologia. “O projeto tem a finalidade de conscientização política, sem ter doutrinação. Não se faz um debate político com um pensamento único” destacou. Ele também alerta para o grau de compreensão da sociedade brasileira e a intolerância que vivemos atualmente. “O grande mal que enfrentamos no Brasil hoje é a desinformação. Precisamos ter uma posição crítica, uma posição estudada, não para destruir a opinião contrária, mas sim, para criticá-la, no sentido de polir. Do ponto de vista educacional, nossos eleitores têm informações mínimas sobre política” conclui ele.

Durante a duração do projeto serão discutidos, por exemplo, assuntos como, democracia, cidadania, direitos, conflitos, eleições, agentes políticos e movimentos sociais, mídia, internet e opinião pública, política local, prefeitos e vereadores, dentre outros.

Raul Magalhães também reforça o objetivo do projeto, explicando que se trata de “uma tentativa de iniciar um grupo de reflexão sobre conjuntura política e aproximar alguns conceitos da ciência política praticados nas universidades com as análises feitas por ativistas ligados a sociedade civil organizada. Precisamos jogar um pouco mais de luz, pensar mais propriamente a política, para então sairmos dessa zona nebulosa que se formou sobre a sociedade” conclui ele.

INSCRIÇÕES

As inscrições no curso são gratuitas e independente de escolaridade. Os candidatos devem ser nominalmente indicados por uma carta de apresentação da instituição a que pertencem, a qual deverá ser enviada a um dos seguintes endereços eletrônicos: raul.ufjf@gmail.com e orlandolyra@gmail.com. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição que terminam no próximo dia 16 de abril.

Serão emitidos certificados para quem tiver 75% de presença.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: