Epidemia de dengue deste ano é uma das piores da história de Minas Gerais

Minas Gerais registrou, em uma semana, o aumento de 22.310 novos casos prováveis de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico publicado nessa terça-feira (18). Além disso, a SES – Secretaria de Estado de Saúde informou que de janeiro até a última segunda-feira (17) já foram notificados 421.832 casos da doença, sendo que na semana passada, eram 399.522 notificações.

A secretaria ainda destacou que o relatório divulgado apontou que o número de casos registrados deste mês já é o segundo maior para junho, em relação aos dados desde 2010. Em junho, já foram registrados 8.817 casos prováveis, o que representa uma média de aproximadamente 518 notificações por dia.

Além disso, se a média diária continuar até o final do mês vai ultrapassar os dados do mesmo período de 2015, quando foram registrados 14.083 casos, sendo 469 por dia.

No entanto, em maio a SES chegou a registrar 124.401 casos de dengue e, em abril, o número de notificações ultrapassou 150 mil. Sendo assim, a epidemia deste ano já é uma das piores da história. O maior surto registrado da doença foi em 2016, quando foram confirmados 519.050 casos da doença.

Vale lembrar que em 2019 já foram confirmadas 77 mortes e 139 ainda estão sendo investigadas. Belo Horizonte e Betim foram as cidades com maior número de mortes, sendo 12 óbitos.

As cidades de Arcos, Contagem, Curvelo, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Martinho Campos, Monte Carmelo, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pitangui, Pompéu, Rio Paranaíba, Sacramento, São Gonçalo do Pará, São Gotardo, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Vazante também registraram mortes pela doença.

Zika e Chikungunya

Em relação à febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 2.435 casos prováveis somente neste ano. Apenas uma morte foi notificada e está sendo investigada. Referente à Zika, foram registrados 1.193 casos prováveis da doença em 2019.

(com supervisão de Patrícia Marques) 

Anexos para downloads:

2 comentários em “Epidemia de dengue deste ano é uma das piores da história de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: