Estudo revela que em 2030 os robôs vão ocupar mais de 20 milhões de empregos industriais

Nesta quarta-feira (26), foi divulgado um estudo realizado pela Oxford Economics que aponta a preocupação em relação a automatização e os robôs que estão eliminando os empregos de baixa qualificação e agravando a situação social e econômica. Estima-se que em 2030 os robôs ocupem mais de 20 milhões de empregos industriais.

Além disso, a pesquisa destaca que o deslocamento de empregos ocasionado pelo aumento dos robôs não vai se distribuir uniformemente no mundo nem dentro dos países.

No entanto, os robôs já aspiraram milhões de empregos nas industrias e agora estão ganhando espaço na área de serviços como visão por computador, reconhecimento de voz e aprendizagem automática.

O estudo também informa que as regiões com menos qualificações a perda de empregos vão dobrar em relação a regiões com maiores qualificações.

Os analistas ainda indicam que a automatização em geral impulsou uma maior criação de empregos do que destruiu, porém nos últimos anos a tendência criou uma brecha de habilidades que deixa muitos trabalhadores sem emprego.

Em relação a economia global os estudiosos prevê um “dividendo robótico” de cinco bilhões de dólares para 2030.

(com supervisão de Victor Veloso) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar