ProUni abre inscrições para o segundo semestre deste ano

Nessa terça-feira (11), foram abertas as inscrições para o segundo semestre do ProUni – Programa Universidade para Todos. Só em Minas Gerais vão ser ofertadas 15.027 vagas, sendo 6.337 destinadas a bolsas integrais e 8.690 para bolsas parciais em instituições particulares de ensino superior.

Além disso, as inscrições devem ser feitas pelo siteprouni.mec.gov.br até o dia 14 de junho, ou seja, até está sexta-feira. Já o resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 18 de junho e o da segunda chamada será no dia 2 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações no período de 18 a 25 de junho, caso tenha sido selecionado na primeira chamada e de 2 a 8 de julho na segunda.

A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho.

Já no Brasil, vão ser ofertadas 169.226 bolsas de estudos, sendo que 68.087 são bolsas integrais e 101.139 são parciais. Ao todo, 1.100 instituições estão participando do ProUni.

Porém, nesta edição o número de bolsas é inferior às 174 mil que foram ofertadas no segundo semestre do ano passado. Além disso, as instituições também sofrem uma queda, já que em 2018 foram 1.460 participantes.

No entanto, a redução não diminuiu as expectativas do número de inscrições que podem ser superiores ao mesmo período do ano passado.

As bolsas ofertadas pelo ProUni são parciais, ou seja, 50% do valor da mensalidade, e integrais, 100% do valor. As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais, são designadas aos candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Outro requisito é ter obtido uma nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem. Além do estudante não ter tirado zero na redação. Vale lembrar que podem se inscrever os alunos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

(com supervisão de Patrícia Marques) 

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: