Secretaria Municipal de Educação de Bom Despacho faz projeto para alunos melhorarem a leitura

A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, aderiu o uso de “sussurofones”, ou seja, telefones de brinquedo construídos de forma artesanal com o objetivo de fazer com que os alunos leiam com mais qualidade.

O “sussurofone” é fabricado com tubos de PVC nas escolas municipais da cidade para os estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Foto: reprodução Prefeitura de Bom Despacho

Segundo a Prefeitura, o projeto surgiu com a necessidade de incentivar os alunos a lerem, já que as crianças apresentaram resultados abaixo do esperado pelo município na aplicação de avaliações do Simaeb – Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Básico.

O “sussurofones” foi criado para desenvolver a consciência fonológica das crianças, melhorar a pronúncia das palavras e a fluência nos textos, já que o aparelho faz com que os estudantes ouçam a própria voz em forma de sussurro, sendo assim, favorece o reconhecimento fonológico de letras e palavras.

A gerente de Ensino Fundamental, Heloísa Faria, afirmou que a técnica possibilita que todos os alunos exercitem a leitura e a oralidade ao mesmo tempo. Ela ainda destaca que isso é importantíssimo para o desenvolvimento da competência da leitura.

(com supervisão de Patrícia Marques) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar