Bombeiros combatem fogo na serra São José

Três incêndios foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, um deles tomou a Serra de São José e levou dois dias para ser completamente controlado. Os outros dois foram residenciais e ocorreram em Santa Cruz de Minas e Barroso.

Fogo na serra começou de tarde no último domingo, 3 - Foto: Amanda Rodrigues / Divulgação

Fogo na serra começou de tarde no último domingo, 3 – Foto: Amanda Rodrigues / Divulgação

Serra
O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi acionado na tarde do último domingo, 3, para combater ao incêndio em vegetação na Área de Preservação da Serra do São José, entre Santa Cruz de Minas e Tiradentes. As chamas perduraram até segunda-feira, 4, de manhã, e cessaram quando os militares e brigadistas retornaram ao local e realizaram combate aos focos restantes.

Segundo a assessoria dos bombeiros, sargento Braga, chefe da equipe que compareceu ao local, declarou: “Nossa equipe realizou um primeiro combate ontem durante a tarde. Devido ao risco oferecido pelo relevo local, ao escurecer, eles regressaram ao quartel. Como o fogo estava muito intenso, o pessoal que assumiria o serviço às 8h foi solicitado a chegar mais cedo, para se deslocar para a Serra às 6h, quando as chamas estariam mais baixas”. Ao chegarem ao local, os militares se depararam com o fogo já mais controlados e a equipe do corpo de bombeiros realizou combates aos últimos focos juntamente aos brigadistas e conseguiram exterminar o incêndio em sua totalidade. Ainda não há uma estimativa da área que foi queimada.

Santa Cruz de Minas
O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi solicitado, na manhã de segunda-feira, 4, para combater um incêndio em residência no Centro de Santa Cruz de Minas, nas proximidades da prefeitura. Chegando ao local os bombeiros encontraram uma casa de três andares em que um dos cômodos do terceiro piso estava em chamas. Utilizando mangueiras de combate a incêndio, os militares conseguiram exterminar o fogo antes que se espalhasse pelo resto do imóvel.

A equipe informou que de acordo com o Subtenente Lacerda, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, quando chegaram, se depararam com um sofá e alguns outros móveis em chamas. O fogo também atingiu as portas e janelas de madeira, além de parte do forro da varanda. “Era uma casa ainda em fase de acabamento, mas que já tinha muitos móveis e objetos dentro. Felizmente ninguém se feriu”, disse. Sobre as causas, o Subtenente afirmou que, “De acordo com o proprietário, ainda não havia ligação de eletricidade no local. Ele suspeita que tenha esquecido um cigarro aceso sobre o sofá, o que teria provocado as chamas, porém, somente uma perícia poderá afirmar o que de fato ocorreu”.

Barroso
Na tarde de segunda-feira, 4, vizinhos de uma residência que estava em chamas na rua Pernambuco, bairro Bandeirante, em Barroso, bateram à porta da casa do Sargento BM Cardoso, que reside no mesmo endereço. O militar chamou outro vizinho que também faz parte do Corpo de Bombeiros, Soldado Américo, e ambos foram para o local. O morador, um rapaz de 23 anos, foi retirado inconsciente de dentro da casa por populares, mas o fogo ainda tomava parte da residência. Os militares partiram então para o combate às chamas e com o auxílio da população, conseguiram conter o incêndio.

Sargento Cardoso, militar que combateu o incêndio, segundo informou a assessoria, disse “Eu estava em casa e ouvi meu filho me chamar, falando que havia um incêndio na nossa rua. Assim que cheguei ao local, percebi que o morador fora retirado, mas ainda havia muitos móveis queimando. Prontamente eu e o soldado Américo entramos no local e retiramos os móveis que queimavam. Com o uso de baldes e garrafas de água, conseguimos exterminar o incêndio”. Ainda de acordo com o Sargento, “O Corpo de Bombeiros já havia sido acionado, mas a unidade mais próxima fica em Barbacena e levaria cerca de 30 minutos para chegar. Por isso eu e o Soldado Américo resolvemos intervir. Se esperássemos, possivelmente o incêndio assumiria proporções de difícil controle”. O morador, CJF, de 23 anos, foi atendido pelo SAMU e sobre o que provocou as chamas, os bombeiros afirmam que é necessário que seja feita uma perícia para que se possa dizer o que de fato aconteceu.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar