Anuncie
São João del Rei e Região

Bombeiros voluntários realizam caminhada

Por: Gazeta de São João del Rei 19/08/2017 1:03

Nem só de Gastronomia será feita a agenda cultural de Tiradentes neste final de semana. Amanhã, 20, percorrer trechos quase escondidos no mapa e conhecer novos capítulos na história local também serão ingredientes na receita de conscientização e entretenimento a pouco mais de 10 Km de São João del-Rei.

Caminhada sairá da sede da corporação  em Tiradentes amanhã, 20, às 9h. - Foto: Google Maps / Divulgação

Caminhada sairá da sede da corporação em Tiradentes amanhã, 20, às 9h. – Foto: Google Maps / Divulgação

Isso porque, mais do que um passeio, a Caminhada Guiada aos Becos de Tiradentes será uma comemoração aos 25 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Voluntários na comunidade.
A atividade será gratuita e terá aproximadamente duas horas e meia de duração. O professor e sócio-fundador do grupo, Luiz Cruz, será um dos guias, em todos os sentidos, no trajeto democrático, podendo envolver de crianças a adultos. “Vamos orientar o percurso e, ao longo dele, faremos paradas estratégicas para explicar o contexto urbano, a origem daquele ponto, a relação dele com a cidade e sua situação histórica”, explica.

A Caminhada Guiada terá concentração a partir de 8h na Praça da Estação, de onde sairá às 9h. Já o encerramento será no tradicional Chafariz de São José.

Como será
A lista de espaços visitados e explicados didaticamente não é pequena, envolvendo os becos do Moinho, do Pacu, das Almas e do Chafariz, além de pontos variados do Centro Histórico. “A ideia é oferecer uma atividade que, além de distrativa e saudável, leve muito conhecimento e conscientização. A Educação Patrimonial é, na realidade, uma luta constante do Corpo de Bombeiros Voluntários. Por isso essa temática. É alertando que criaremos mais mobilização, teremos mais pessoas engajadas na preservação e, quem sabe, mais pessoas aderindo ao nosso grupo”, comenta Cruz.

Não é necessário se inscrever para participar Caminhada Guiada. Basta comparecer ao ponto de partida no horário marcado. “O que orientamos é que os interessados levem uma garrafinha d’água para que possam se hidratar, além de usar roupas confortáveis, boné e protetor solar. Lanches leves também são recomendados”, acrescenta o professor.

Até a última quinta-feira, 17, data de fechamento desta edição, 50 pessoas haviam manifestado interesse em participar do evento junto à organização.

Voluntários
Com nome oficial de Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes (SCBVT), o grupo foi fundado em 13 de agosto de 1992 e tem hoje 22 componentes atuantes. Número abaixo do necessário. “O ideal seria que tivéssemos pelo menos 30 integrantes. Entendemos, porém, que não se trata de uma atividade fácil. É voluntária, requer cursos, alertas constantes. Exatamente nesse ponto, aliás, a conscientização se torna ainda mais importante. Muitos incidentes são causados por displicência humana. Se todos entenderem que natureza e área urbana devem ser cuidadas para nosso bem, as ocorrências caem”, argumenta Cruz.

Não por outro motivo, membros da SCBVT já realizaram palestras não só em Tiradentes, mas nas vizinhas Prados, Coronel Xavier Chaves, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Todas elas focando, entre outros pontos essenciais, a Serra São José. “Ela abriga unidades de conservação ambiental e é expressiva por sua biodiversidade, seus recursos hídricos, aspectos culturais e, claro, pelo potencial turístico”, completa o professor.

Os Bombeiros Voluntários em Tiradentes receberam o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 1994, na categoria Educação Patrimonial. A honraria envolve o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O mérito se repetiu dez anos depois, na categoria Monumento Natural.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: