Pedro Cine Fotos
São João del Rei e Região

Carnê de IPTU começa a chegar

Por: Gazeta de São João del Rei 14/04/2018 0:03

O mês de abril mal começou e, junto com ele, teve início as entregas dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU 2018 de São João del-Rei. De acordo com a Secretaria de Finanças do município, neste ano os valores do imposto sofreram um reajuste de 2,94% e os carnês, começaram a ser entregues cerca de um mês antes do primeiro prazo de vencimento.

 Prefeitura começou a entregar documento neste mês de abril - Foto: Gazeta

Prefeitura começou a entregar documento neste mês de abril – Foto: Gazeta

Segundo o secretário da pasta, Paulo Cézar Silva, os pagamentos serão feitos em até quatro vezes, a partir do mês que vem. “Como ano passado ele foi feito através de um Decreto que dividiu em quatro parcelas, este ano o pagamento também será feito dessa forma. A primeira parcela vence no dia 10 de maio, e as outras, nos meses subsequentes até agosto”. Já para quem optar em fazer o pagamento a vista em maio, terá um desconto de 7%.

Silva, ainda explica que dentro do valor total do IPTU já está incluso a taxa anual de coleta de lixo. “A taxa ela varia de acordo com a quantidade de vezes que o caminhão faz a coleta no bairro. Por exemplo, no centro ele passa cinco vezes na semana, então a taxa é um pouco mais alta”.

O município, que tem atualmente, 43mil imóveis cadastrados, pretende arrecadar com o Imposto cerca de R$10.800.000. Esse valor é revestido em benefícios para a população e também para custeios da Prefeitura.

Os carnês foram enviados através dos Correios, e se por ventura, alguém não receber até a próxima semana, podem procurar a Secretaria Municipal de Finanças para emitirem a segunda via. Ela está localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, S/N em frente ao prédio da Prefeitura. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16:30.

Isenção
Algumas pessoas ou imóveis estão isentos do pagamento do IPTU, no entanto, Paulo Cézar explica que o pagamento da coleta de lixo continua sendo cobrado normalmente. “A taxa do lixo, é um serviço que é prestado então tem que ser pago. Agora quem está isento do IPTU: os imóveis residenciais tombados no centro histórico; os imóveis da União e da Prefeitura; e agora também está incluso as pessoas que fazem tratamento de hemodiálise e contra o câncer”.

Dívidas
O Secretário também afirma que aquelas pessoas que possuem alguma dívida ou pagamento em atraso, podem procurar a Secretaria Municipal de Finanças para renegociarem o valor. “Já quem não parcelar até a primeira data do vencimento, nós podemos acionar a Justiça ou cobranças via cartório”, acrescenta Silva.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

%d blogueiros gostam disto: