Crianças ainda podem vacinar contra a gripe

A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada. Em São João del-Rei, que já teve um primeiro caso confirmado da gripe em uma mulher, a prorrogação visa atender apenas as crianças que são parte do grupo de risco que não cumpriram a meta estipulada para a vacinação. Gestantes também podem ser vacinadas.

Gestantes também podem ser vacinadas contra a gripe - Foto: FM Super / Divulgação

Gestantes também podem ser vacinadas contra a gripe – Foto: FM Super / Divulgação

A vacinação previne contra a gripe influenza, que em alguns casos mais graves pode até levar o paciente ao óbito. Protege pessoas que tiveram e têm contato com vírus nos afazeres do dia a dia e levam pessoas a internação e até mesmo à morte. A vacinação age de forma que o corpo crie anticorpos e possa se defender da enfermidade.

Grupos de risco
As pessoas que fazem parte dos grupos de risco são gestantes, idosos, puérperas, profissionais de saúde, crianças menores de cinco anos, pessoas que têm doenças crônicas e professores.
“Grupos de prioridade são grupos de pessoas que tem tendência a adoecimento, complicação e até mesmo a evolução para casos mais sérios da doença e também pessoas que são veículos de transmissão, um exemplo são os profissionais de saúde que dão assistência ao adoecido e tem chance de contrair o vírus e passar para terceiros, são pessoas que estão lidando com o risco direto de se contaminar e proliferar o vírus”, explica a coordenadora do Departamento de Epidemiologia de São João del-Rei, Eliene Jaqueline Freitas.

Outros grupos
Aqueles que não se encaixam no grupo de risco e, portanto, não podem tomar a vacina, devem tomar outras precauções, algumas ações podem auxiliar na prevenção da gripe e outras doenças que são tão importantes quanto a vacinação. Hábitos de higiene podem proteger o indivíduo. A adequada lavagem das mãos, por exemplo, pode evitar o adoecimento e infecções de vários tipos. Se manter em ambientes arejados e evitar, por exemplo, tossir nas mãos, são medidas que podem auxiliar na prevenção de doenças.

Vacinação
As crianças e gestantes que ainda não se vacinaram devem comparecer, portando identidade e cartão de vacinação, nos postos de saúde materno infantil, situado na Praça Carlos Gomes, 1, Centro ou no posto de Matosinhos. Horário de funcionamento é de 8h às 16h.

H1N1
O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. A vacinação é importante para proteção contra o vírus, somada a higienização pessoal.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar