Eleitores têm dez dias para atualizar título

Os eleitores devem estar atentos aos prazos da Justiça Eleitoral de Minas Gerais. No próximo dia 9 de maio, quarta-feira, encerra o período para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral ou fazer o cadastramento biométrico. Prazo final também para que pessoas com deficiência informem sua situação à justiça eleitoral, caso necessitem de atendimento especial, para que possam ser remanejadas para seção adaptada.
A regularização é importante para que os cidadãos possam votar nas eleições 2018 que irão acontecer em outubro.

 Período para mudanças no título de eleitor termina dia 9 de maio - Foto: IInternet / Divulgação

Período para mudanças no título de eleitor termina dia 9 de maio – Foto: IInternet / Divulgação

Tiragem
O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral do município portando documento de identidade, CPF, comprovante de endereço recente, e, se for homem, comprovante de quitação do serviço militar, de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

O Voto e alistamento são obrigatórios para pessoas entre 18 e 70 anos de idade e facultativos para quem tiver 16 e 17 anos, for analfabeto ou maior de 70 anos.

Regularização
Caso haja necessidade de alterar ou corrigir algum dado cadastral como estado civil, escolaridade, data de nascimento, filiação e outras informações, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral em que é inscrito como eleitor, portando os documentos de identidade, CPF, documento comprobatório da alteração do dado pessoal, como por exemplo certidão de casamento ou homologação ou averbação de separação, comprovante de endereço e título de eleitor.

Transferência
Caso o eleitor tenha mudado de residência para outro município ou estado a solicitação de transferência deve ser feita, pessoalmente, no cartório eleitoral onde se encontra sua nova residência. Documentos de identidade, comprovante de endereço, CPF, e titulo de eleitor devem ser apresentados para que seja feito o procedimento.

Caso a mudança de endereço seja dentro do próprio município é preciso procurar o cartório eleitoral à qual pertence sua residência para efetuar revisão e manter atualizados os dados cadastrais. A Documentação nesse caso é a mesma que foi citada acima.

Horário de funcionamento
No final de semana 28 e 29 de abril, bem como no feriado de 1° de maio, terça-feira, e final de semana posterior, 5 e 6 de maio, o cartório eleitoral, bem como o posto de atendimento da Zona Eleitoral n° 328, de São João del-Rei, terão horário de funcionamento especial das 12h às 18h. Nos últimos dias para a regularização, 7,8 e 9 de maio, segunda, terça e quarta, o cartório e o posto funcionarão das 9h às 18h. Quem precisar regularizar ou tirar o título deve comparecer no endereço Rua Ministro Gabriel Passos, 340, Centro, até o dia 9 de maio, data limite para solicitar os serviços. Em caso de dúvidas o cidadão pode entrar em contato com o cartório pelo telefone (0**32) 3371-2677.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar