Pedro Cine Fotos
São João del Rei e Região

Fortes chuvas ocasionam transtornos nas Vertentes

Por: Gazeta de São João del Rei 26/03/2018 9:03

Na sexta-feira, 16, uma forte chuva provocou alagamentos em várias regiões da cidade de São João del-Rei e Tiradentes, causando transtorno para os cidadãos que ficaram presos nas enchentes ou sem conseguir sair de suas casas e trabalhos. A chuva, que começou por volta das 17h, durou pouco mais de uma hora, tempo suficiente para provocar entupimento de bueiros, transbordamento de córregos e medo na população, que se sentiu acuada diante de tanta água atravessando as ruas.

Avenida Leite de Castro ficou completamente tomada pela água - Foto: Facebook Jordana Louredo / Divulgação

Avenida Leite de Castro ficou completamente tomada pela água – Foto: Facebook Jordana Louredo / Divulgação

Tudo isso se deve, além é claro do grande volume de água, principalmente, a dois fatores: falta de escoamento nas ruas e conscientização de boa parte da população que ainda descarta os lixos domésticos, ou mesmo aquele papelzinho encontrado no bolso, de maneira errônea e degradante. Os poucos bueiros que têm não são suficientes para a quantidade de água a ser drenada e, entre eles, muitos estão entupidos com lixos que vão de papel de bala, caixinhas de leite, recipientes em geral a garrafas pet.

“Lamentavelmente tal situação é muito agravada em razão dos atos da própria população local, que insiste em continuar jogando lixo pelas ruas, o que ocasiona o entupimento de bueiros e impedimento à maior vazão de águas. É preciso maior contribuição da população para que tais situações não voltem a ocorrer”, revelou em nota a Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil de SJDR (Compdec).

Defesa Civil
Felizmente, mesmo com tantos alagamentos e enchentes, não foi noticiado incidentes graves. Mas a Defesa Civil lembra que é necessário tomar alguns cuidados em situações como essa para evitar maiores transtornos.

Manter distância dos pontos em que há vazão das águas, já que são fonte de inúmeras doenças. Evitar passar com veículos pelos pontos de alagamento, já que há risco de caírem em buracos, serem arrastados pela correnteza, bem como atingidos por lixo e materiais em deslocamento, e contribuir com a Defesa Civil, informando, através dos telefones 199, (0**32) 3379-1513, ou 193, a ocorrência de inundações, alagamentos, deslizamentos, para que as medidas emergenciais possam ser tomadas, são algumas das alternativas para que o cidadão fique mais protegido.

Pedro Henrique Santana Pereira, chefe da Defesa Civil, destaca que o ponto mais crítico é a Avenida Luís Giarola e explica que já foram enviados oficios para as secretarias da prefeitura e reuniões estão sendo feitas para que soluções sejam encontradas.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

%d blogueiros gostam disto: