Operação Alerta Vermelho é retomada

Depois dos bairros de Matosinhos e Centro, e também a cidade de Santa Cruz de Minas no ano de 2017; a Operação Alerta Vermelho, promovida pelo 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, retomou ao calendário de atividades começando pelo bairro Tijuco. A atividade tem por objetivo fazer visitas aos pontos comerciais e esclarecer aos proprietários sobre como regularizar seu imóvel no que diz respeito aos meios de prevenção contra incêndio e pânico.

 Bombeiros de São João del-Rei realizaram a operação na semana passada no Bairro Tijuco - Foto: Assessoria Corpo de Bombeiros / Divulgação

Bombeiros de São João del-Rei realizaram a operação na semana passada no Bairro Tijuco – Foto: Assessoria Corpo de Bombeiros / Divulgação

A primeira edição desse ano ocorreu em 26 de abril, quando nove militares visitaram cerca de 25 comércios localizados na Avenida General Osório. As visitas não são decorrentes de denúncias ou irregularidades, mas sim para esclarecer e orientar os proprietários sobre como adquirir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB. Também durante as operações, não são aplicadas nenhum tipo de multa ou penalidade aos comerciantes.
De acordo com o assessor da corporação, cabo Cristiano Giovanni, a Operação Alerta Vermelho parte do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerias e acontece simultaneamente em todo Estado. “Elas iniciaram em julho do ano passado e foram até o mês de novembro. Aqui em São João a gente retomou após o Comando nos passar o cronograma de atividades”.

O militar ainda informa que há a previsão desta atividade acontecer uma vez por mês, porém os próximos bairros que receberão as visitas dos Bombeiros não foram divulgados. “Nós temos uma certa liberdade de escolher os locais. Então a gente parte sempre do bairro em que a presença de comércios é mais forte. Caso nós não atingirmos todos os pontos do bairro ou avenida, a nossa intenção é que o próprio comerciante passe adiante as informações adquiridas e consiga esclarecer todas as dúvidas a respeito da legislação”, acrescenta.

Meios de prevenção
O subtenente Cássio, chefe do Grupamento de Prevenção do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, afirma que o melhor e principal meio de combate à incêndios nos pontos comerciais, é através da prevenção e, a presença desses meios não é apenas algo burocrático a se cumprir. “Um extintor de incêndio pode evitar que uma pequena chama se torne algo de grandes proporções. As sinalizações e iluminações de emergência podem evitar que alguém venha a se perder devido à fumaça durante um incêndio. Além de serem uma exigência legal, estes meios podem salvar vidas”, explica.

Além disso, o Subtenente conta que o saldo de todas as etapas realizadas da Operação Alerta Vermelho está sendo positivo, “muitos comerciantes ficaram um pouco receosos ao receberem nossa visita. Porém, quando explicávamos o objetivo da Operação Alerta Vermelho, eles ficavam mais tranquilos e passavam a entender a importância desta atividade”, conclui.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar