Radioterapia recebe aparelhos em SJDR

A Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei inicia o ano de 2018 com a implantação do Acelerador Linear e o aparelho de Braquiterapia, que são fundamentais para o tratamento de radioterapia. A inauguração será realizada na próxima sexta-feira, 12, às 10h, no Setor de Oncologia. A expectativa é que com o funcionamento do aparelho, sejam atendidos pacientes da Macrorregião Centro-Sul, que engloba aproximadamente 40 cidades, abrangendo Lavras, Varginha e Conselheiro Lafaiete. Para o responsável pela Oncologia da Santa Casa, Dr. Frederico Escaleira, o momento é de gratidão a todos que apoiaram e colaboraram com a ação. “Todas as etapas de montagem do aparelho foram muito bem-sucedidas, e agora vamos apresentar a toda a população esse resultado. Nosso intuito é receber o maior número de pessoas possível, e nossa equipe estará à disposição para realizar a demonstração do funcionamento do aparelho. Conseguimos essa grande vitória graças a toda a população e empenho de toda a equipe da Santa Casa. É uma forma de agradecimento e também reconhecimento de todas as pessoas que colaboraram com a campanha, e que ajudaram a construir esse caminho. A aquisição possibilitará que muitas vidas sejam salvas, ampliando o tratamento para cidades mais próximas.”, afirma.

O setor de Oncologia da Santa Casa comemora a instalação do equipamento para Radioterapia em São João del-Rei - Foto: Gazeta

O setor de Oncologia da Santa Casa comemora a instalação do equipamento para Radioterapia em São João del-Rei – Foto: Gazeta

De acordo com o administrador da instituição de saúde, Adriano José Tomaz Teixeira a iniciativa torna a entidade, umas das referências do tratamento oncológico na região. “Com a conquista, muitos benefícios serão gerados para a população. Um deles, é que os pacientes que antes tinham que se deslocar para outras cidades como, Juiz de Fora, Muriaé e Belo Horizonte, para realizarem o tratamento, poderão fazer aqui em São João, o que acarreta maior comodidade para o paciente e menos desgaste para os familiares”, conclui.

Escaleira, comenta ainda sobre as metas para que os pacientes possam usufruir do tratamento com a nova aparelhagem. Os próximos passos agora são a realização do comissionamento, que é uma espécie de fiscalização da radiação, que ficará a cargo de uma empresa de Física Médica. A pretensão é que essa questão seja resolvida ainda nesse mês de janeiro. Tanto a equipe quanto a documentação já estão organizados. Após a fiscalização, será encaminhado toda a documentação, para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que liberará definitivamente o funcionamento dos equipamentos para o tratamento. O outro passo é o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ainda de acordo com Escaleira a expectativa é que no mês de abril todas as etapas já estejam cumpridas.

Histórico
Construído em 2013, o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) da Santa Casa, atendeu aos pacientes da região durante um tempo, realizando Quimioterapia e Radioterapia. No entanto o último serviço teve o aparelho danificado, impossibilitando a retomada do tratamento.

Foi em agosto de 2016 que a Santa Casa iniciou a campanha com o slogan “Contra o câncer: eu posso, você pode”. Ação tinha como objetivo angariar recursos e complementar a verba necessária para a aquisição dos aparelhos de radioterapia, que já haviam sido solicitados no primeiro semestre de 2016 e tinha um custo que ultrapassava US$1 milhão. As obras de instalação do Acelerador Linear e o equipamento de Braquiterapia tiveram início em meados de 2017. De acordo com o administrador da instituição de saúde, Adriano José Tomaz Teixeira, o financiamento da compra do equipamento foi feito 85% com recursos do Ministério da Saúde e 15% com o auxílio das campanhas que foram organizadas, nas quais foram arrecadas cerca de R$700 mil reais. A sala onde irá ser realizada a instalação passou por uma adequação para comportar os novos equipamentos. Teixeira ressalta a importância que a mobilização da população, representantes políticos e diretorias anteriores, exerceram no processo de aquisição dos aparelhos.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar