São João del-Rei registra aumento na abertura de postos de trabalhos no início do segundo semestre

Os índices de contratações em carteira assinada no mês de setembro, em São João del-Rei, superaram os números negativos registrados ao longo dos oito meses de 2018 no município. As informações sobre os empregos formais foram disponibilizadas durante o mês de outubro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as quais apontaram ainda que, em todo o Estado de Minas Gerais, houve um saldo de 11.904 contratações formais.

Foram registradas 521 contratações com carteiras assinadas - Foto: brasil.gov.br / Divulgação

Foram registradas 521 contratações com carteiras assinadas – Foto: brasil.gov.br / Divulgação

O professor e economista, Aluízio Barros, explica que, até o mês de agosto, o Caged registrou na cidade um saldo negativo de 21 postos de trabalhos fechados, no qual os índices de demissões superaram as admissões. Entretanto, Barros ressalta que, somente no mês de setembro, os números se inverteram: foram 86 novos postos de trabalho abertos, com 521 admissões e 435 desligamentos. “A tendência é aumentar mais saldos positivos até o fim do ano, encerrando 2018 com mais contratações que demissões. Ainda não há nenhum resultado espetacular, mas o esses resultados já começam a inverter o cenário econômico de São João del-Rei”, destaca.

O setor que mais abriu postos de trabalho, no último levantamento do Caged, foi o de prestações de serviços, com 50 vagas geradas. Contudo, o destaque é a área do comércio, em que no primeiro semestre registrou saldos negativos de 18 postos e, somente em setembro, houve a abertura de 46 postos de empregos formais. O setor da indústria de transformação também obteve um número considerável na cidade. Ao todo, foram registradas 68 admissões.

A área da construção civil continua em decadência na cidade com 11 vagas fechadas sendo 54 demissões para 43 admissões. Para o economista, o motivo vem da diminuição de obras públicas. “A construção civil continua diminuindo empregos, isso porque tais obras estão sendo reduzidas ou paralisadas”, comenta.

Minas Gerais
O Estado de Minas Gerais, apresentou, no último balanço, um saldo positivo em relação à abertura de postos de trabalho, 11.904. Ao todo foram 116.843 contratações e 104.939 demissões. O setor em que houve mais admissões foi o de prestação de serviços (55.943), seguido pelo comércio (32.037). Já as áreas da administração pública, serviço industrial e atividade pública e extrativa mineral foram os setores que menos contrataram, com: 300, 815 e 470 vagas cada. Os serviços na área de agricultura registraram no mês um saldo negativo. Ao todo, foram fechados 13.432 postos de trabalho.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar