28 Congresso
São João del Rei e Região

SJDR terá Centro de Especialidades Médicas

Por: Gazeta de São João del Rei 07/04/2018 0:03

O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Nicolau Carvalho Esteves (CEM), em São João del-Rei, será inaugurado na próxima quinta-feira, 12, às 16h. O local é resultado de um convênio assinado entre o Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UnipTan) e a Prefeitura de São João del-Rei em setembro de 2017.

 CEM atenderá pacientes do SUS tanto na área médica como odontológica - Foto: Assessoria Uniptan / Divulgação

CEM atenderá pacientes do SUS tanto na área médica como odontológica – Foto: Assessoria Uniptan / Divulgação

Serão oferecidos nos consultórios atendimentos odontológicos e médicos em especialidades como Pediatria, Dermatologia e Ginecologia, além de realização de pequenas cirurgias, para pacientes do SUS. Ao todo serão 19 equipes na área odontológica e 14 consultórios médicos garantidos para o início dos atendimentos.

Os pacientes do CEM serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde que, segundo o prefeito Nivaldo José de Andrade (PSL), irá diminuir a demanda de centros de atendimentos municipais. “As consultas em diversas especialidades médicas e as pequenas cirurgias que serão oferecidas no centro, irão trazer um alívio muito grande não só a UPA, mas também a Santa Casa e o Hospital da cidade, além disso a população será beneficiada com a aceleração dos atendimentos e com novos profissionais capacitados”, afirmou o prefeito de São João, Nivaldo Andrade (PSL).

O Secretário Municipal de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, afirmou que é um avanço muito grande na área da saúde que trará agilidade e melhoria aos atendimentos oferecidos. “É preciso reiterar apenas que as consultas no centro serão feitas à pacientes que forem encaminhados para lá através da secretaria, não é livre demanda”, explica.

O secretário ressaltou ainda que, mesmo antes da inauguração, alguns atendimentos já estavam acontecendo. “Só com as consultas que estamos ofertando já observamos uma grande diferença na agilidade da demanda dos atendimentos a pacientes”, afirma.

O centro
O centro fica localizado na Avenida Oito de Dezembro e é uma parceria entre a prefeitura do município e o UnipTan. A instituição ficou responsável pela infraestrutura e contratação dos profissionais que atenderão os pacientes enquanto a prefeitura se responsabilizará pela gestão do espaço e serviços.

“Cedemos o espaço e estamos tomando conta da parte administrativa do local, a parte técnica, os atendimentos e a obra feita no centro estão a cargo do Uniptan” conta o secretário de saúde.

O reitor na universidade, Ricardo Assunção Viegas, conta que a estimativa é de que haja, somadas todas as especialidades, de 20 a 30 atendimentos diários no centro, e lembra que é uma iniciativa que beneficiará não só a cidade e a população como também os alunos dos cursos de enfermagem, odontologia e medicina do campus “Os alunos poderão, acompanhados de seus professores, atuar ativamente na sua área de interesse. Ver de perto e na prática como funciona a saúde pública na cidade, é um importante passo na carreira desses profissionais”, conclui.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: