Vacinação antirrábica será hoje em SJDR

A campanha nacional de vacinação antirrábica, que iniciou no dia 11 de agosto, chega neste final de semana na zona urbana de São João del-Rei. Agentes do setor de Zoonoses do município estarão hoje, 1º, espalhados por 31 pontos de vacinação em toda cidade. A meta é imunizar 12,3 mil cães e 1,3 mil gatos, a vacina é gratuita.

Zoonoses espera imunizar 12,3 mil cães - Foto: Prefeitura de Vila Velha / Divulgação

Zoonoses espera imunizar 12,3 mil cães – Foto: Prefeitura de Vila Velha / Divulgação

De acordo com o coordenador do setor, Valdisnei Lopes, a campanha na cidade sofreu alterações no cronograma original divulgado no início do mês de agosto. “Devido a crise financeira que os municípios mineiros, inclusive São João del-Rei, está passando, nós mudamos o nosso critério de vacinação, para haver a contenção de gastos. Antes ocorria vacinações em todos os pontos da cidade da manhã até a tarde, agora nós dividimos e parte da equipe irá atuar em alguns bairros somente pela manhã e a outra parte, nas demais localidades, no período da tarde”, explica.

Seguindo o novo cronograma, a partir das 8h os agentes estarão nos seguintes pontos: Pio XII, Lombão, Vila Santa Teresinha, Inocoop, Matosinhos, Vila Nossa Senhora de Fátima e Fábricas. As vacinações acontecem até ao meio dia. Já às 13h, as vacinações retornam nos pontos: Fábricas, Caieira, Praça Pedro Paulo, Cohab, Recreio das Alterosas, Colônia do Marçal, Alto das Águas, Solar da Serra, Giarola, Jardim Aeroporto, Girassol e Maquiné. Para consultar os locais exatos de vacinação acesse, o perfil da Zoonoses SJDR no Facebook.

Orientações
Lopes, ainda orienta de quais maneiras os donos dos animais devem levá-los para serem vacinados. “Os cachorros de grande porte, devem estar de coleira e focinheira, inclusive isto é norma até para transitar com eles em vias públicas. A gente ainda pede que esteja presente uma pessoa que consiga contê-lo em caso de uma agressão; os de pequeno porte, devem estar presentes apenas com coleira”. O coordenador ainda orienta que os gatos sejam transportados até o local de vacinação, dentro de caixas para que não haja fugas.

Os animais de rua também devem ser vacinados dessa forma, inclusive, é preciso a colaboração de pessoas que possuem um maior contato com eles. “É de grande importância que os animais que se encontram abandonados estejam imunizados. A gente pede para aquelas pessoas que tem um maior contato ou aproximação com estes animais, que também tentem levá-los”, finaliza o coordenador da Zoonoses de São João del-Rei, Valdisnei Lopes.

Doença
A raiva animal, é uma doença viral e se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda, inflama a parte do Sistema Nervoso Central contida na cavidade do Crânio, e a mortalidade é de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. O vírus rábico contido na saliva do animal, penetra no organismo principalmente por meio de mordidas e lambidas de mucosas. O contágio pode ocorrer também por meio da troca de secreções e contato sanguíneo. Ela é contagiosa aos humanos e pode ser transmitida por cães, gatos e silvestres, como o morcego. Hoje, existem Leis Federais que ditam que o proprietário do animal é obrigado a vacinar seus pets contra a raiva, já que o tratamento é profilático, ou seja, antes que o vírus esteja presente no organismo.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar