Pedro Cine Fotos
Araguari e Região

Artistas podem se inscrever para o Festival Nacional de Teatro realizado em Araguari

Por: Gazeta do Triângulo 30/06/2017 11:43

Da Redação

O ator e cantor Calvino Vieira Junior será homenageado por ser um incentivador da cultura

Araguari recebe entre os dias 9 à 15 de outubro a quinta edição do Festival Nacional de Teatro (FESTA). O evento é realizado pelo movimento teatral do município em parceria com a prefeitura, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) e o Conselho Municipal de Cultura. Os grupos interessados em participar podem efetuar a inscrição e apresentar suas propostas. O prazo se estende até o dia 6 de agosto.

A personalidade homenageada é o ator e cantor Calvino Vieira Junior que sempre foi muito ligado a cultura

A personalidade homenageada é o ator e cantor Calvino Vieira Junior que sempre foi muito ligado a cultura

Durante seis dias, além dos espetáculos teatrais, serão promovidos debates voltados à capacitação dos artistas e oficinas. “Estamos recebendo grande número de pessoas interessadas em participar. Após isso, iremos analisar as propostas e a documentação de cada grupo. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de agosto,” disse a coordenadora de mídia e publicidade, Lídia Soares.

Este ano, a personalidade homenageada é o ator e cantor Calvino Vieira Junior que sempre foi muito ligado a cultura, tendo seus primeiros contatos com a arte através da fotografia e desenho. Ainda na infância, apaixonou-se por leitura, história em quadrinho, cinema e animação. A partir disso, descobriu seu talento pela música na adolescência, quando teve a oportunidade de subir ao placo com o Grupo PP (Pseudônimo Provisório).

Também foi consagrado após se apresentar com o show “Secos, Líquidos & Sólidos Molhados”, fazendo um cover de Ney Matogrosso. Além de possuir vasta formação profissional, também gravou CDs autorais e realizou produção dos mesmos para outros músicos. Atualmente, Calvino Vieira é sócio proprietário da Digiteca Filmes e da Movimentarte – um espaço de dança e cultura, onde oferece aulas de dança, stop motion, animação, fotografia, música, desenho e teatro.

Para apadrinhar a quinta edição do Festival, a organização escolheu o designer gráfico araguarino Cláudio José de Sousa. Formado em História, ultimamente trabalha com Elaboração de Projetos Culturais na Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) sendo reconhecido graças ao seu incentivo à cultura em Araguari.

Para o coordenador Nassim Guerra, o FESTA é um evento voltado à valorização da cultura araguarina, das artes cênicas e também da literatura. “Estamos ansiosos por mais uma edição do festival que objetiva promover a interação entre grupos teatrais de todo o país. Por meio das atividades, pretendemos incentivar a valorização da identidade artística, dos espaços cênicos existentes na cidade e para isso, estamos em busca de apoio para que possamos fazer um evento de qualidade,” ponderou.

Assim como na edição anterior, haverá entrega do Troféu “Periquito de Ouro” para os atores, apresentações e demais categorias técnicas destaques. “Este é o símbolo de Araguari e nada mais justo do que agraciar os batalhadores da arte teatral, com a simbologia de prosperidade e progresso,” ressaltou Nassim Guerra.

A programação deste ano e os locais onde serão realizadas as atividades serão divulgados em breve. O edital do evento e outras informações podem ser conferidas no perfil do V FESTA, por meio da página facebook.com/festivaldeteatroaraguari.

 

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

%d blogueiros gostam disto: