Encontro
Araguari e Região

Caminhada da Água reúne cerca de 800 alunos de escolas da rede municipal

Por: Gazeta do Triângulo 23/03/2017 9:43

por Stella Vieira

Estudantes apresentaram cartazes e faixas sobre a importância da preservação

A “Caminhada da Água”, realizada nessa quarta-feira, 22, reuniu cerca de 800 estudantes dos Centros Educacionais Municipais. A atividade está incluída na programação da Semana da Água, que é promovida pela prefeitura, em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e o Ministério Público – Curadoria de Defesa do Meio Ambiente.

Durante a caminhada alunos apresentaram faixas sobre a importância da preservação da água

Durante a atividade, os alunos utilizaram acessórios que fazem alusão ao Dia Mundial da Água (22 de Março), além de apresentarem faixas e cartazes sobre o tema. A concentração ocorreu na praça Getúlio Vargas e a caminhada terminou na praça Manoel Bonito, onde os estudantes vencedores da competição “Dança das Águas” se apresentaram novamente.

Os alunos do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira foram classificados em primeiro lugar no evento. A diretora da escola, Lucimar Marques Costa Rodrigues, afirma que a atividade foi bastante proveitosa e os estudantes estão motivados a participarem novamente. “O mais importante é que, além de terem sido premiados, eles aprenderam sobre a preservação do meio ambiente e da água, que é essencial para nossa vida. Eles estão cientes de que precisamos preservá-la para que possamos tê-la no futuro”.

Matheus Henrique da Silva, 8 anos, faz parte da equipe vencedora da competição “Dança das Águas” e gostou bastante de participar do evento. “Aprendi que é importante economizar e não gastar água. A caminhada também foi muito boa”.

O evento contou com o apoio do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário. Segundo o comandante, tenente Ivanir Clementino de Brito, a equipe está apoiando as atividades realizadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação. “É importante promovermos essas atividades com as crianças, porque se conseguirmos sensibilizá-las, elas levam esse conhecimento aos pais. Se começarmos essa educação desde cedo, elas aprendem a utilizar a água de maneira correta sem desperdiçar”.

O comandante acrescenta que o 4º Pelotão está promovendo outras atividades, além dos eventos específicos da Semana da Água. “Fizemos a limpeza do rio Jordão, juntamente com a secretaria de Meio Ambiente; estamos fazendo o plantio de árvores e promovemos blitz educativas para incentivar a economia de água. Passamos por uma situação global em que a água está em escassez, então, os moradores não podem se dar ao luxo de lavar o quintal ou as ruas. Nossa intenção é sensibilizar tanto as crianças quanto os adultos nesse sentido”.

Mais de 800 estudantes participaram do evento

A aluna do 7º ano do Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira, Camila Martins de Sousa, 12 anos, comenta que atualmente existe muito desperdício de água. “As pessoas não tem consciência, não só no Brasil, mas em todo o mundo, e desperdiçam água achando que ela vai durar para sempre. O Dia Mundial da Água é muito importante e a Caminhada da Água também, porque os alunos podem fazer uma atividade física e mostrar para todos a importância de preservar a água”.

As atividades da Semana da Água continuam nessa quinta-feira, 23, com a estreia da “Corridinha da Água”, que acontecerá a partir das 8h, com concentração na secretaria de Trabalho e Ação Social e encerramento no Palácio dos Ferroviários. Os vencedores da corrida serão premiados com brindes adquiridos através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: