Encontro
Araguari e Região

Vereador inicia projeto “gabinete sustentável”

Por: Gazeta do Triângulo 23/03/2017 10:43

Da Redação

Diversos materiais foram reciclados para compor o gabinete de Warley Maravilha

: Rolamentos de skate viraram puxador de gaveta no gabinete de Maravilha

: Rolamentos de skate viraram puxador de gaveta no gabinete de Maravilha

Nessa sexta-feira, 24, o vereador Warley Ferreira de Morais – Warley Maravilha (PMB) inaugura o primeiro gabinete com móveis feitos de materiais reciclados da cidade. Desde sua campanha, Warley se mostra engajado com as causas ambientais, tendo como promessa eleitoral plantar uma árvore para cada um dos 1544 votos que obteve nas últimas eleições.

O denominado “Gabinete Sustentável” faz parte do projeto “Lixo é uma Ova”, de Maravilha. A inauguração do espaço acontece às 10h, na Câmara de Vereadores de Araguari, com presença do deputado estadual Elismar Prado (PDT) e autoridades locais.

O vereador conta que a intenção do “Gabinete Sustentável” é de reaproveitar aquilo que parece não ter mais valor. “Queríamos criar um ambiente que fosse agradável para a população, que trouxesse as pessoas para perto. Afinal de contas, o Legislativo é feito disso, desse contato. Então comecei a pensar, por que não transformar essa sala?”, disse.

Segundo Sérgio Reis Carrijo, assessor parlamentar, a montagem começou há uma semana e os últimos detalhes ainda estão sendo finalizados.  “Estamos usando paletes, tambores, tambinhas, pneus. Vários materiais achados no lixão, em caçambas, terrenos baldios e doados por empresas”, conta.

A ideia inicial do vereador era utilizar energia alternativa à elétrica. “Temos a intenção de colocar energia solar no gabinete, mas para isso a burocracia é muito grande, pois terei que alterar a estrutura na Câmara, até lá, vamos usar lâmpadas de led para gastar menos energia”. Com paredes escuras, houve também uma tentativa de utilizar iluminação ambiente.

Segundo Warley Morais, as alterações dentro do gabinete não ferem o estatuto da Câmara. “Foi consultado o departamento jurídico antes de qualquer ação nossa; fomos até o presidente da Câmara que se propôs favorável mediante a resposta do jurídico”. Warley afirma que o espaço foi organizado como “móveis planejados, pois o espaço é pequeno”. Segundo o vereador, todo o material de escritório foi adquirido com renda própria “para não onerar o município”.

A inauguração do Gabinete Sustentável acontece nessa sexta-feira, 24

A inauguração do Gabinete Sustentável acontece nessa sexta-feira, 24

 

Ao ser questionado sobre outras ações sustentáveis no gabinete, Maravilha aponta que a principal ação é o uso de garrafas plásticas no lugar de copos descartáveis. “Os nossos colabores estão instruídos a não utilizar copos descartáveis. Daremos a manutenção e limpeza necessária nas garrafas de plástico para cortar o uso de descartáveis. É uma forma de trazer esse espírito de conscientização para dentro do gabinete”.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: