Curso teórico será obrigatório para quem vai renovar a CNH

A partir de junho, os condutores de veículos terão que fazer um curso teórico de 10 horas/aula e depois passar por uma prova, para conseguir renovar a CNH, além dos exames médicos que já eram cobrados anteriormente.

Quem for renovar a carteira de habilitação a partir de junho deste ano, vai se deparar com algumas mudanças. A resolução 726/18 foi publicada no último dia 8 no Diário Oficial da União e diz que o condutor deve:

  • – Realizar o exame de aptidão física e mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias a e/ou b;
  • – Realizar exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidão física e mental, caso seja habilitado nas categorias c, d e/ou e;
  • – Ser aprovado em curso de atualização ou aperfeiçoamento conforme regulamentação.

O curso de aperfeiçoamento é composto por 10 aulas e poderá ser realizado a cada cinco anos, quando a carteira vencer, de forma presencial ou à distância. Já o exame teórico é parecido com o da primeira habilitação. Ele é formado por 30 questões, com quatro alternativas, que a pessoa deverá responder em 1 hora. Para ser aprovada, será obrigatório ela acertar, no mínimo, 21 questões.

O motorista com a CNH vencida há mais de cinco anos ou que durante a formação não recebeu instrução direção defensiva e primeiros socorros também devem fazer um curso de atualização de 15 horas/aulas.

Hoje, para renovar a carteira, o motorista tem que desembolsar somente com taxas, cerca de R$ 550,00 a R$ 600,00 em Divinópolis. Mas com as mudanças, esse valor vai ficar um pouco mais salgado.

Postado originalmente por: Nova FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar