Medida de proteção de Donald Trump pode afetar economia mineira e divinopolitana

A sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump para proteger o mercado siderúrgico norte-americano vai colocar o Brasil no centro de uma verdadeira guerra do aço. Hoje, uma em cada três toneladas exportadas daqui vão para os Estados Unidos. Se as portas se fecharem, o Brasil terá que competir por novos mercados com todos os outros países que também serão sobretaxados. E Minas, como maior produtor, junto com o Rio, tem papel fundamental nesse embate.

Trump revelou que, na semana que vem, seu governo vai impor tarifas de importação de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio. O Brasil está entre os que mais devem ser afetados: é o segundo maior exportador de aço aos Estados Unidos, atrás apenas do Canadá.

A cidade de Divinópolis possui um grande pólo siderúrgico, não é como no passado, mas certamente afetará a economia do município. Donald Trump afirma que o objetivo da sobretaxa é punir práticas comerciais que ele acredita que sejam desleais, aumentem o déficit e roubem empregos norte-americanos, mas poderá afetar em cheio os milhares de trabalhadores no Brasil e no mundo.

Postado originalmente por: Nova FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar