Segunda edição do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI) será lançada na FIEMG

Em 2018 a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Regional Centro-Oeste executará a segunda edição do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), em parceria com os Sindicatos (SINROCHAS, SINDIEXTRA, SINDIFER e SILEMG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). O evento vai acontecer na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste dia 29 de Maio, a partir das 9h.

 

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, o objetivo do programa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. “Através da equipe técnica do setor de Meio Ambiente da FIEMG, estaremos juntos aos empresários fazendo as orientações necessárias para que a fiscalização ocorra da maneira mais tranquila possível”, afirmou.

 

O programa será realizado em 03 etapas e de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias de ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

 

As etapas serão executadas conforme detalhado a seguir:

 

1) Etapa – Orientação:

·         Realização de workshops para indústrias dos setores relacionados, demonstrando como desenvolver as atividades de maneira ambientalmente adequada;

·         Incentivos para a regularização ambiental através de balcões de atendimento (SEMAD e FIEMG);

·         Acompanhamento técnico e jurídico através do Programa Minas Sustentável.

2) Etapa – Fiscalização:

·         Ocorrerá após 90 dias da etapa de orientação;

·         Os empreendedores serão orientados a possuir/obter e disponibilizar todos os documentos e informações necessários para o recebimento da fiscalização pela SEMAD.

3) Etapa – Monitoramento:

·         Mecanismos para aferir a efetividade das ações desenvolvidas pelo FAPI;

·         Adoção de parâmetros indicativos da qualidade ambiental das regiões e índices de regularidade dos empreendimentos fiscalizados.

·         O trabalho levará em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos para estimular o setor empresarial a realizar todos os processos ambientais de forma correta, evitando multas e transtornos futuros.

Para dar suporte aos setores, será utilizado o Programa Minas Sustentável que, desde 2011, apoia, incentiva e orienta os empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes. Criado pelo Sistema FIEMG há seis anos, a iniciativa já atendeu mais de 9 mil empresas em 416 municípios do estado. Os atendimentos auxiliam gratuitamente as empresas na obtenção das respectivas licenças ambientais, financiamentos, implantação de medidas de ecoeficiência e capacitação.

 

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, propostas como o FAPI e o Minas Sustentável contribuem para a boa gestão ambiental das indústrias, aumentando sua competitividade. “Convido a todos os empresários dos setores envolvidos a participar e vir tirar suas dúvidas. Com informação seguimos o caminho do desenvolvimento sustentável para a indústria mineira”, finalizou.

 

As inscrições podem ser feitas na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, pelo telefone (37) 3690-4400, ou através do e-mail [email protected].

Postado originalmente por: Nova FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar