Cidades mineiras participam de protesto contra bloqueios para a educação

Com muitos coros, diversas cidades do Brasil manifestaram contra a redução de verbas destinadas a educação.

Estudantes, professores e todos que são contra o bloqueio de recursos foram às ruas na manhã desta quarta-feira (15). A manifestação foi organizada por sindicatos, entidades ligadas a movimentos estudantis e partidos políticos.

O protesto, em Belo Horizonte, começou por volta de 9h30 da manhã. Milhares de pessoas participaram do ato, que iniciou na Praça Sete, no Centro da capital. A Polícia Militar acompanhou a manifestação.

Em Uberaba, o protesto foi realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade. Além disso, em Minas, participam do ato a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal de São João del Rei, entre outras instituições.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bloqueio 

Vale lembrar que, em abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou bloqueio de verbas para o setor. Ainda neste mês, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou cortes da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Segundo o MEC, foram bloqueadas 24,84% das despesas discricionárias, ou seja, aquelas que são consideradas não obrigatórias. Os cortes incluem contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

Somando todas as universidades, o valor contingenciado é de R$ 1,7 bilhão, o que equivale a 3,43% do orçamento completo, que incluem despesas obrigatórias.

De acordo com o governo federal, a queda na arrecadação obrigou a contenção de recursos.

 

 

Anexos para downloads:

2 comentários em “Cidades mineiras participam de protesto contra bloqueios para a educação

  • Avatar
    6 julho , 2019 em 05:43
    Permalink

    Thanks for your personal marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you’re a great author.I will be sure to bookmark your blog and will come back someday. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice afternoon!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: