Eleitor que fizer enquete em redes sociais pode ser multado

Com a tecnologia avançada é normal ver pessoas debaterem em redes sociais sobre algum determinado assunto. Porém, estas pessoas, devem tomar bastante cuidado, principalmente quando se trata de política, na qual regras devem ser seguidas, como por exemplo, a questão das enquetes.
 

Aquele eleitor que fizer enquetes nas redes sociais perguntando em quem seus amigos pretendem votar pode ser multado em até R$ 329 mil. A punição está prevista no artigo 23 da Resolução 23549/2017 do TSE. O texto prevê que “é vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”, podendo ser aplicada para todas as pessoas, uma vez que não específica se pessoas físicas estão, ou não, incluídas na proibição.

 
O candidato ou partido se sentir prejudicado pode entrar com representação contra a pessoa.  A investigação deve ser feita por parte do Ministério Público Eleitoral. Vale ressaltar que no site do TRE/MG e do TSE, tem várias regras a serem seguidas, tanto para os partidos, candidatos, quanto para imprensa e eleitores.
.
 
Eleitor que fizer enquete em redes sociais pode ser multado

Foto: Ilustrativa

 

O post Eleitor que fizer enquete em redes sociais pode ser multado apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar