Golpe da troca do cartão de crédito é registrado durante carnaval, entenda:

Fonte: portal BHZ 

Uma internauta compartilhou um golpe que sofreu durante um bloco de Carnaval em São Paulo, na noite do último sábado (23). A jornalista Olga Bagatini explicou, pelo Twitter, que um ambulante aplicou um golpe conhecido como “troca de cartão”. Após a repercussão, ela contou que foi ressarcida pelo banco.

“Muita gente tem caído nesse golpe. Consiste em: você entrega seu cartão para um ambulante, ele arruma uma desculpa qualquer como ‘wi-fi não tá pegando’, se afasta um pouco e troca seu cartão por um idêntico ao seu. É bem comum com NuBank, mas acontece com outros. O meu era Itaú”, disse a jornalista pelo Twitter.

De acordo com o relato da internauta, o ambulante estende a máquina na frente do cliente para que a senha seja colocada (já com outro cartão dentro). “E já puxa rapidinho de volta para você não perceber que a compra não foi aprovada. Alguém fica de olho enquanto você digita sua senha. Aí ele te devolve outro cartão”.

Bagatini explica que teve sorte, pois percebeu na mesma hora que o cartão não era o dela. “Discuti com o cara, que se fez de desentendido, e achei melhor ligar logo para o banco para bloquear tudo. Enquanto eu ainda estava no telefone com o banco, recebo um SMS: entrei no cheque especial”, relata. Segundo ela, os golpistas gastaram R$ 3 mil em menos de 10 minutos.

Golpe da troca do cartão de crédito é registrado durante carnaval, entenda:

Dicas de segurança

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Militar de Minas Gerais (PM) orienta que o folião esteja sempre atento em relação a esse golpe. “Confira sempre se o cartão devolvido é o seu mesmo. Olhe a fisionomia do ambulante, caso o golpe seja aplicado, entre em contato imediato com a PM. É um crime, então cabe a condução do suspeito”, explica a tenente Gisele Couto, porta-voz do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

O contato com a polícia pode ser feito através do 190, por qualquer agente que estiver na rua ou pelas bases espalhadas pela capital.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), dá algumas dicas para não cair no golpe durante a folia. Veja:

  • Nunca empreste ou entregue o seu cartão a ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba.
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
  • Se isso ocorrer esbarrões, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento;
  • Ao efetuar pagamentos com cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém o observe digitando a senha;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
  • Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
  • Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito;
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

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