Homem é preso acusado de maltratar pássaros silvestres em zona rural

A Polícia Militar de Meio Ambiente apurou uma denúncia de maus tratos contra pássaros silvestres em Divinópolis durante a tarde de ontem (22). O fato ocorreu às 14:00 na zona de rural popularmente conhecida como”Caixa d’Água”, entre Itapecerica e o distrito de Lamounier.

Chegando ao local, o suspeito Lucimar Dias Marques (41) teria desacatado os policiais com ofensas e xingamentos. Ao perceber que as autoridades estavam munidas dos aparatos legais e que o procedimento de revista seria inevitável, o proprietário permitiu a entrada da PM.

No entanto, Lucimar ainda teria reagido de forma ríspida tentando atrapalhar o trabalho policial dentro da casa. Após insistências, os policiais deram buscas no local e encontraram doze pássaros da espécie Trinca-Ferro em péssimas condições de higiene. Os animais estavam amontoados num local sem iluminação, sem comida, e com acúmulo de fezes nas gaiolas.

O acusado só possuía anilha e registro para um dos doze pássaros. Um alçapão para captura de aves também foi apreendido pelas autoridades.

Diante dos fatos, Lucimar foi preso acusado de ter em cativeiro espécime da fauna brasileira sem licença.

Multa

As multas contra os acusados foram somadas pelos seguintes fatos: aprisionar animais sem autorização, possuir alçapão sem licença, dificultar o trabalho das autoridades.

Ao total, a multa contra Lucimar chega a aproximadamente R$22.000,00.

Animais

Os animais na residência de Lucimar se encontravam com claros sinais de maus tratos. Todos apresentavam coloração estranha e sinais de fraqueza.

Os policiais salvaram os animais e os encaminharam para a equipe veterinária responsável  As aves serão avaliadas e tratadas. Quando apresentarem sinais de evolução de saúde, poderão ser soltas em habitat natural.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar