Santa Casa de Formiga já deve mais de 7 milhões a UPA de Divinópolis

A reunião realizada na Câmara Municipal de Formiga foi convocada pela Comissão de Saúde. O presidente da Comissão o vereador Sandrinho da Loppin convocou a mesa administradora da Santa Casa para apresentar a situação financeira da entidade que vive hoje uma grave crise econômica.

A provedora da Santa Casa de Formiga Anice Kallas Brottel foi incisiva ao dizer que em curto prazo a situação é muito grave. A unidade de saúde corre risco de fechar. Hoje a instituição tem uma dívida de 27 milhões de reais. A Santa Casa deve um milhão só para os funcionários. Já são 4 meses e meio de salários atrasados.

Os dados divulgados pela administração da Santa Casa preocupa o município de Divinópolis. A instituição é a gestora da UPA Padre Roberto que hoje enfrenta sérios problemas. Durante a reunião a equipe técnica apresentou a prestação de contas da UPA.

Segundo os dados mostrados na audiência a Santa Casa deve a UPA Padre Roberto mais de 7 milhões de reais referentes a obrigações sociais e débitos de execução do contrato. Sem previsão de receita a direção aguarda a liberação de de 1,7 milhão do governo do estado e cerca de 320 mil do IPSEMG e da PM para dar sequência ao trabalho.

A crise da Santa Casa de Formiga afeta a saúde de Divinópolis desde o ano passado, quando os atrasos salariais começaram a gerar os protestos e paralisações. A UPA atende cerca de 400 pacientes por dia. Em média, 7% precisam de atendimento hospitalar. A unidade conta com 25 leitos para que os pacientes pudessem aguardar por no máximo 24 horas por uma vaga em hospital. Porém, existem casos em que o paciente chega a esperar três meses.

O atual governo e a direção da Santa Casa já divulgaram o interesse em rescindir o contrato que prevê um multa para descompactação. O contrato entre as duas instituições se encerra no mês de junho deste ano.

Fonte: ultimasnoticias

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar