Anuncie
Divinópolis e Região

Seminário na UEMG Divinópolis discute redução de danos no uso de drogas

Por: Portal MPA 29/08/2017 11:00

A FUNEDI/UEMG realiza nos dias 01 e 02 de setembro, o Primeiro Seminário sobre Redução de Danos, voltado para a estudantes e profissionais da área de psicologia.

 

A redução de danos envolve conscientizar sobre práticas como por exemplo não beber e dirigir, fazer sexo seguro, não compartilhar seringas e canudos, não fumar maconha em qualquer tipo de papel e outras.  Atualmente existem grupos que visitam as festas eletrônicas para abordar possíveis usuários de drogas e orientá-los sobre estas práticas.

Sobre a programação do evento que contará com a participação de profissionais de outros estados o Programa “Bom Dia Divinópolis” conversou com a estudante Thainá Luísa de Araújo (foto):


Algumas dicas para redução de danos no uso de drogas
Redução de danos
É um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. Por definição, redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; bem como foca em pessoas que seguem usando drogas.
A medida ganhou maior dimensão depois do reconhecimento da ameaça da disseminação do HIV entre e a partir de pessoas que usam drogas. Entretanto medidas similares vinham sendo usadas por mais tempo e em outros contextos para uma série de outras drogas.
Ela complementa outras medidas que visam diminuir o consumo de drogas como um todo. É baseada na compreensão de que muitas pessoas em diversos lugares do mundo seguem usando drogas apesar dos esforços empreendidos para prevenir o início ou o uso contínuo do consumo de drogas.
Redução de danos também aceita o fato de que muitas pessoas não conseguem ou não querem parar de usar drogas. Acesso a um tratamento adequado para o uso de drogas é importante para pessoas que têm problemas com as drogas, mas muita gente não tem acesso ou não consegue parar de usar. Além do mais, a maioria das pessoas que usam drogas não precisam de tratamento. Existe uma necessidade de prover pessoas que usam drogas com opções que minimizem os riscos de continuarem usando drogas e acabarem causado danos a eles próprios ou a outros.

Postado originalmente por: Portal MPA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: