Caso de raiva em morcego é confirmado por Secretaria de Saúde em Varginha

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade de Varginha, foi confirmado um caso de raiva em um morcego encontrado morto no município.

Sendo assim, nos exames laboratoriais, cujo resultados saíram na última sexta-feira (17) só foram divulgados apenas na manhã da última segunda (20). Foi confirmado a presença do vírus da raiva no animal. Com isso, segundo a secretaria, essas são as possíveis medidas de prevenção que devem ser tomadas na região para prevenir que a doença se espalhe:

  • bloqueio vacinal no entorno da região onde apareceu o morcego: segunda e terça, das 7h30 às 17h, nas ruas José Alves Ferreira, Lourenço Meneguci, Lione Claudino, Francisco Antônio Cândido, Tolstoi Teixeira Reis e parte da Avenida dos Imigrantes;
  • rastreamento na região para busca de outros morcegos;
  • visitas nas residências para orientar os moradores, quanto aos cuidados;
  • por 30 dias, os cães do Abrigo de Animais (Canil Municipal) e outros abrigos não poderão ser entregues para adoção;
  • alerta para as unidades de saúde da região, para os hospitais e pronto atendimentos.

 

Caso um morador encontre um morcego, não deve tocar nele e sim acionar o Centro de Zooneses por telefone (35) 3690-2276. Animais domésticos também devem ser mantidos longe de morcegos, informações repassadas de acordo com a secretaria.

Por fim, caso alguma pessoa já tenha tido contato com animais suspeitos ou infectados, deve procurar a Unidade de Saúde e Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor.

Por Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar