Dívida deixa ruas e prédios públicos sem energia em cidade do Sul de Minas

Ruas de Itaú de Minas estão no escuro há pelo menos cinco meses por falta de pagamento da prefeitura. A dívida com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é de mais de R$ 1,6 milhão.

Segundo a prefeitura, as contas de energia não foram pagas porque os cofres públicos da cidade estão praticamente vazios.

Se eu devo R$ 1,5 milhão para a Cemig e um pouco para fornecedor, mas seu recebesse a metade, 50% do dinheiro que eu tenho para receber do Estado eu não deveria um centavo para ninguém“, disse o prefeito Ronilton Gomes Cintra.

Por isso, prédios públicos estão sem energia. Hoje só os serviços essenciais como saúde, educação e a gestão municipal continuam funcionando normalmente. Isso porque a prefeitura conseguiu um mandado de segurança na Justiça que obrigou a Cemig a fazer a ligação da energia.

Na oficina de carpintaria e na serralheria, onde é feita a manutenção de alguns móveis da prefeitura, o galpão só fica iluminado porque a luz do sol entre pelas telhas de vidro. Os móveis estão ficando amontoados e juntando poeira.

Já faz uns quatro ou cinco meses, desde a época que acabou a energia, parou, não fizeram“, disse o serralheiro Sandro Eduardo Amorim.

Na oficina mecânica da prefeitura, o problema é maior. Sem energia, as câmeras de segurança não funcionam e o local já foi furtado. E não bastasse esse prejuízo, todo o serviço que era feito ali teve que ser terceirizado.

Ela tem borracharia, serviços de limpeza, de higienização dos veículos e todo serviço de mecânica hoje como a gente não oferece para o município, a gente tem a terceirizada“, disse o auxiliar de planejamento, Fabiano Gomes de Lima.

As luzes do ginásio poliesportivo também estão apagadas. E aí quem sofre é a população, que perdeu espaço para a prática de esportes.

Segundo o prefeito, a concessionária e a prefeitura já negociaram o pagamento da dívida, mas ainda não chegaram a um acordo.

A Cemig foi muito rigorosa de vir nos prejudicar, inclusive humilhar, porque veio cortar, isso gera uma crítica na comunidade: ‘o prefeito não pagou a luz, o prefeito não pagou a luz’“, completou o prefeito.

Em nota, a Cemig informou que não comenta as relações comerciais com seus clientes.

 

O post Dívida deixa ruas e prédios públicos sem energia em cidade do Sul de Minas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar