Serra da Canastra é agraciada como o ponto turístico mais visitado do Estado em 2018

De acordo com os dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi o ponto turístico mais visitado do Estado no ano de 2018.

Conforme apontado nos dados, no último ano, foram 103.497 visitas o que indica 17 mil visitantes a mais que o antigo lider, Parque Ibitipoca que registrou cerca de 86.410 turistas no mesmo período. Também, em oito anos, o total de visitantes mais que dobrou, sendo que, em 2011 pouco mais de 35 mil pessoas foram até o local.

De acordo com o turismólogo Conrado Oliveira de Padua Andrade, diversos pontos são responsáveis por representar essa alta, esses números de visitação na Serra da Canastra, porém, a popularidade do queijo da Canastra com certeza é inquestionável para o processo.  “São vários fatores que podemos considerar como fontes deste aumento de fluxo. O queijo Canastra, a meu ver, é o principal deles, pelo fato da conquista de prêmios internacionais, além da especialização dos produtores rurais, que estão mais conscientes e preparados para receber as pessoas. Na esteira do queijo está os dois grandes atrativos naturais da Canastra, a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Cascadanta, que sempre exerceu, e continuará a exercer um grande fascínio no povo, que se desloca de longe para conhecer as cabeceiras do Rio São Francisco” pontuou.

Ainda de acordo com Conrado, outro fator importante é o fato de a Canastra está próxima ao lago da Hidrelétrica de Furnas, atualmente conhecida nacionalmente como Capitólio.

Entre outras declarações, o turismólogo acrescentou que a atual administração do Parque Nacional da Serra da Canastra é a mais empenhada que já se viu em toda a região, e por consequência, colabora com o crescente número de visitações. “Estão sensibilizados e preocupados em transformar sustentavelmente a realidade do local, que sempre foi visto como um parque arcaico, engessado e sem gestão. Deixo claro que meu foco aqui é no trato do ecoturismo e nas condições de visitação da unidade, sem entrar no mérito de outras questões maiores e mais delicadas. Por exemplo, foi colocada em prática a portaria que estabelece normas e procedimentos para a prestação de serviços vinculados à visitação e ao turismo, ou seja, as pessoas que querem trabalhar neste ramo, devem se capacitar e estar credenciadas para a prestação de serviço de qualidade”, completou

Concluindo, Conrado ressaltou o trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. “O ICMbio está presente, fiscalizando atividades nocivas nas áreas não regularizadas do Parque, principalmente nos chapadões de Furnas, onde sempre houve uma forte degradação em decorrência da exploração do quartzito, são ações louváveis que merecem destaque. Então eu vejo que o biólogo Fernando Tizianel, chefe da unidade de conservação, e sua equipe estão realmente fazendo a diferença e estão trabalhando forte para que o parque se adapte e receba melhor os seus visitantes” finalizou.

Foto: Reprodução
Fonte: Folha da Manhã

 

O post Serra da Canastra é agraciada como o ponto turístico mais visitado do Estado em 2018 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar