Anuncie
Sete Lagoas e Região

BH e Tiradentes concorrem a título de cidades criativas da UNESCO

Por: Portal Sete 28/08/2017 9:52

Anúncio foi feito no Festival de Cultura e Gastronomia, na cidade da Região Central de Minas.

Belo Horizonte e Tiradentes são candidatas a um posto na Rede de Cidades Criativas da Unesco. As cidades mineiras concorrem no segmento “Gastronomia”. O anúncio foi feito no Festival de Cultura e Gastronomia, no município da Região Central de Minas Gerais, que termina neste domingo (27).

Na mesma cerimônia, pessoas e empresas que ajudam a divulgar a cultura do estado foram homenageadas. Entre elas, a TV Globo Minas, homenageada pelas inúmeras reportagens e coberturas que mostram o potencial gastronômico mineiro.

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), disse que a gastronomia é um dos valores culturais mais fortes do estado. “É a valorização daquilo que a gente já tem de melhor, que são os nossos valores culturais mais fortes. E a gastronomia é um deles, talvez o principal”, afirmou.

Já o diretor do festival, Rodrigo Ferraz, falou que a gastronomia em Minas é tão importante que o estado concorre com duas cidades. “A gastronomia de Minas Gerais é tão forte, é um valor natural nosso, que, pela primeira vez, um estado está apresentando duas candidaturas. Exatamente essa é a força que nosso estado tem, que eu espero que o mineiro reconheça”, destacou.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi instituída em 2004 e já congrega 116 cidades de 54 países nos campos da Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música, Audiovisual, Design e Mídia. No Brasil, já são membros as cidades de Florianópolis e Belém, ambas em Gastronomia, Curitiba em Design, Salvador em Música e Santos no Audiovisual.

O processo de candidatura à Rede de Cidades Criativas é realizado pela Unesco a cada dois anos por meio de chamadas públicas internacionais. As cidades mineiras se candidataram na chamada de 2017, finalizada em 16 de junho e o resultado será publicado pela entidade até 31 de outubro deste ano.

Fonte: G1.com/Notícias

Postado originalmente por: Portal Sete

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: