Servidores cruzam os braços na Cidade Administrativa em protesto contra atraso de salários

Cerca de 300 servidores, segundo estimativa do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (SindPúblicos), deixaram a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, na região Norte de Belo Horizonte, após receberem a informação de pagamento do restante da segunda parcela do salário referente ao mês de julho.

Pela manhã, o grupo realizou manifestação no local e informou que ficaria acampado caso o pagamento não fosse feito. Segundo o diretor político do SindPúblicos, Geraldo Antonio Henrique da Conceição, no início da noite, a maior parte já tinha sido creditada. O valor deveria ter sido pago na segunda-feira (27).

Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Fernando Pimentel afirmou que 90% dos servidores receberam a segunda parcela do salário. Os outros 10% devem ser pagos até o dia 31 de agosto, data agendada para o pagamento da terceira parcela.

De acordo com Inês Soares, agente governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e diretora do SindPúblicos, a manifestação teve início por volta das 9h no térreo da Cidade Administrativa, seguiu para o sétimo andar (local onde funciona a Secretaria da Fazenda, pasta responsável pelo pagamento da folha) e depois seguiu em direção ao terceiro andar, área da Seplag.

“Temos contas a pagar e os juros estão correndo”, afirmou Inês. Ainda segundo a sindicalista, os rendimentos de algumas secretarias, como segurança pública, foram pagos na data combinada, mas pastas como educação e Ipsemg seguem sem pagamento.

Confira nota do Governo na íntegra:

Dando sequência ao pagamento da segunda parcela, iniciado na última segunda-feira (27/8), o Governo de Minas Gerais informa que os valores foram depositados na conta de todos os servidores da ativa e também de parte dos inativos e pensionistas. Os depósitos continuarão a ser efetuados até a próxima sexta-feira (31/8).

É importante esclarecer que, em função dos déficits financeiros acumulados e, consequentemente, por uma questão de fluxo de caixa do Tesouro Estadual, a terceira e última parcela será paga na próxima semana.

Tal medida afeta 13% dos servidores do Executivo Estadual, uma vez que os outros 87% recebem os salários integrais em duas parcelas.

Vale ressaltar ainda que neste mês de agosto, por iniciativa do governador Fernando Pimentel, foi criada uma comissão, formada por representantes do governo e de sindicatos, para acompanhar, de forma transparente, os dados fiscais do Estado, como entrada e saída de recursos, fluxo de impostos, sanções do governo federal e o pagamento da folha.

Atenciosamente,

Superintendência Central de Imprensa

Governo do Estado de Minas Gerais”. 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar